Fazer a Santa Casa voltar a funcionar como Hospital Geral, atendendo aos pacientes do SUS, dos convênios e mesmo os particulares, da forma que era quando administrou o município, entre 2001 e 2004. Esta é uma das principais bandeiras do médico Abílio Corrêa de Lima (União), candidato a prefeito de Castelo.
Para o candidato, os serviços de saúde do município sofreram uma grande regressão, especialmente no tocante ao atendimento hospitalar. Hoje, grande parte dos pacientes está sendo encaminhada para hospitais de outros municípios, causando desconforto e muitas vezes sacrificando os próprios doentes e suas famílias.
“A Santa Casa já foi referência, com cirurgias e todo tipo de atendimento, vamos recuperar isso e também fazer um grande pronto-atendimento no local, o castelense não pode mais ficar nesta situação, sem saber se será atendido com a urgência necessária. Isso causa muito sofrimento”, observou o candidato.
Crescimento da candidatura
Ao Portal de Notícias 24 Horas, o candidato, que tem o apoio de outros dois ex-prefeitos (Piassi e João Passamani) e nove partidos políticos, disse que sua candidatura tem crescido na cidade e no interior do município, causando preocupação ao seu adversário direto, o atual prefeito João Paulo Nali. “Estão vendo que estamos conquistando a população e crescendo a cada dia”, disse.
Dr Abílio afirma que, numa próxima gestão, também dará continuidade a algumas obras que considera importantes para o município, como a conclusão da Rodovia do Contorno, que ele mesmo iniciou, mas que não foi finalizada por seus sucessores.
Pretende ainda realizar uma grande reforma nas escolas municipais, dotando todas as salas de aula com ar refrigerado, além de investir na capacitação dos professores e na recuperação das quadras e ginásios esportivos.
No interior, o candidato promete pavimentar com Revsol 200 quilômetros de estradas vicinais. “Já tenho o aval do governador Renato Casagrande para isso, é um dos compromissos que firmamos, além de asfaltar as ruas da sede do município que ainda não têm este benefício”, disse.
A construção de casas populares também está no plano de governo do médico. Sua intenção é de retomar o programa que iniciou quando governou a cidade e ampliá-lo para o interior. “Temos que manter as famílias no local onde trabalham, dar mais qualidade de vida a elas, e da mesma forma atender a quem está sem moradia na cidade”, explicou.
Confira algumas obras realizadas por Dr Abílio, quando prefeito de Castelo:
* Rodovia do Contorno (com construção da ponte)
* Construção de 44 Casas Populares
* Construção de 20 quadras poliesportivas (sede e interior)
* Doação do terreno para o Asilo dos Idosos (Vila Feliz)
* Duplicação da Av. Nossa Senhora da Penha
* Asfaltamento da estrada Mundo Novo / Estrela do Norte
* Gestão para trazer a Uniaves para o município
* Servidores passaram para o regime do INSS, evitando a falência do sistema de seguridade social do município
* Retomada dos serviços de saneamento básico pela Cesan