Em um evento concorrido, com mais de duas mil pessoas presentes, o atual prefeito de Vila Velha, Arnaldinho Borgo (Podemos), confirmou a candidatura à reeleição. Com o jargão “Não podemos retroceder”, o atual prefeito da cidade deu o tom dos discursos durante a convenção do Podemos, realizada no Centro de Convenções, em Coqueiral de Itaparica, no sábado (20).
Lideranças comunitárias e políticas, além de representantes da sociedade em geral, participaram da solenidade.
Demonstrando muita força na largada eleitoral, Arnaldinho recebeu o apoio de uma ampla aliança que reúne outros 11 partidos: PSB, MDB, Republicanos, Novo, PRD, Agir, PMB, PDT, PSD, União Brasil e DC, coligação que lançou cerca de 240 candidatos a vereador.
Liderança
Vila Velha, sob a liderança de Arnaldinho, está recebendo os maiores investimentos da sua história. São mais de R$ 3,5 bilhões em infraestrutura urbana em execução na cidade. Superando os desafios do passado, Arnaldinho conseguiu resgatar o orgulho canela-verde. Para isso acontecer, construiu alianças políticas e administrativas importantes com o governador Renato Casagrande e com a Câmara de Vereadores.
Em meio a muitos aplausos, Arnaldinho, ao iniciar a sua fala, ressaltou a importância do apoio da família, agradecendo à esposa Andressa Barcelos e aos filhos Pedro e Arnaldo Neto.
“Não existe sucesso profissional, se você não tiver sucesso dentro da sua casa. E se o meu sucesso existe é porque eu tenho uma família abençoada, uma esposa que controla, domina e direciona a nossa casa. Muito obrigado ao meu Deus por eu ter uma família, obrigada por vocês, Andressa e meus filhos, por engrandecerem o meu dia”.
O candidato também reforçou seu compromisso em continuar trabalhando em prol dos mais de 500 mil moradores de Vila Velha, garantindo novos avanços e levando mais dignidade à população, principalmente àqueles que mais precisam do poder público.
“Para ser prefeito de Vila Velha, todos os dias você tem que superar algum desafio, alguma adversidade. Para eu chegar até aqui foi uma longa caminhada, que não fiz sozinho, fiz junto com bons amigos. Não existe campanha ganha para ninguém. Nós vamos continuar trabalhando arduamente, discutindo políticas públicas, com planejamento e projetos para continuar avançando cada dia mais. Nossa meta é colocar Vila Velha no futuro, na vanguarda, deixar como espelho para o nosso país”, destacou Arnaldinho.
Casagrande
Um momento importante da convenção foi a exibição do vídeo do governador Renato Casagrande ressaltando a gestão “transformadora” de Arnaldinho, lembrando que a parceria do Estado com o município foi intensificada em 2021, desde o início da administração do prefeito. Casagrande reafirmou seu apoio ao prefeito na caminhada eleitoral.
“Tenho plena convicção que esse movimento político em Vila Velha, que encontrou tanta forma de fazer parceria conosco, vai continuar fazendo esta grande revolução em Vila Velha. Estou aqui para manifestar esta confiança, o meu apoio para que a gente possa continuar trabalhando juntos.”, afirmou.
Transformação
Em menos de quatro anos de gestão, o primeiro deles em meio à pandemia de Covid-19, a gestão de Arnaldinho realizou uma verdadeira transformação, com investimentos aguardados há décadas pela população, em áreas como saúde, educação, infraestrutura, segurança, desenvolvimento urbano e meio ambiente.
Entre as ações transformadoras na área da saúde está a ampliação do acesso dos cidadãos aos serviços públicos, com a construção de novas Unidade Básica de Saúde (UBS) e a realização de concursos para a contratação de médicos e diferentes profissionais para atender à população, por exemplo. Inaugurou seis novas UBS, em Ataíde, São Torquato, Divino Espírito Santo, Praia das Gaivotas, Morada da Barra e Jabaeté, além de ter entregue a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Riviera da Barra, após 12 anos de espera da população. Outras quatro UBS estão em construção, em Paul, Riviera da Barra, Rio Marinho e Novo México.
Na Educação construiu e entregou 20 novas escolas, além de ter reformado inúmeras unidades educacionais; contratou novos professores; implantou o Bolsa-Aluno, maior programa social e educativo da história de Vila Velha, contemplando cerca de 55 mil alunos da rede municipal, com investimento superior a R$ 85 milhões, em quase quatro anos de gestão.
Os investimentos também contemplaram a construção de novas estações de bombeamento e obras de macrodrenagem, para acabar com os alagamentos em períodos de chuvas; drenagem e pavimentação de ruas e avenidas; construção e reforma de mais de 100 praças e áreas de lazer, como o Parque da Prainha e campos de futebol; e construção de novas ciclovias.