O candidato a prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Theodorico Ferraço (PP), e o vice em sua chapa, Júnior Corrêa (NOVO), se reuniram na tarde desta quinta-feira (1º) com empresários do distrito industrial de São Joaquim na empresa BRK Ambiental para tratar do problema da falta de água tratada na região.
Além dos candidatos, participaram da reunião o presidente do Centrorochas, Tales Machado; o empresário Lucinei de Moraes; o presidente da Associação do Distrito Industrial de São Joaquim (ADICI-ES), Bismark Bachiete; o diretor da BRK, Marcos Mendanha; e engenheiros da companhia de abastecimento de água da cidade.
Durante o encontro, foi abordada uma pauta antiga, de quase 20 anos, que é a ampliação da rede de água para atender tanto as empresas instaladas no polo industrial quanto os moradores da região.
Ferraço destacou a necessidade de Cachoeiro recuperar seu protagonismo econômico e ressaltou que, para isso, o poder público deve garantir o apoio necessário para a instalação de novos empreendimentos, gerando emprego e renda para a população. “Temos que pensar no crescimento da cidade, mas para isso precisamos garantir infraestrutura, como, por exemplo, a expansão da rede de abastecimento de água.”
Júnior Corrêa defendeu a importância do diálogo entre a sociedade, a BRK e o poder público. “O que percebemos é a falta de diálogo entre o poder público, os empresários e a BRK para que a demanda de expansão da cidade seja atendida. Sei que vocês têm um contrato com a cidade que precisa ser cumprido, mas São Joaquim precisa de atenção.”
A direção da BRK Ambiental reconheceu que o crescimento do polo industrial não foi acompanhado pela ampliação da rede de água. A empresa sinalizou um investimento de aproximadamente R$ 7 milhões para resolver o problema em duas frentes de trabalho, com expectativa de início das obras ainda este ano. No entanto, falta a municipalidade disponibilizar um local, já incluído no projeto, para a construção de um reservatório.
Bismark Bachiete expressou preocupação com as obras de pavimentação asfáltica previstas para os próximos meses no distrito. A BRK assegurou que a expansão da rede de água não danificará o asfalto, pois a engenharia prevê a abertura em solo, no acostamento da via, em um espaço de um metro e meio quadrado a cada seis metros.
“Ficamos satisfeitos com a reunião provocada por Ferraço e Júnior Corrêa. A resposta foi positiva quanto aos investimentos previstos para resolver um problema tão antigo. A direção da BRK também se comprometeu a realizar uma reunião com os empresários para apresentar o plano de ação para São Joaquim,” comemorou o presidente da ADICI-ES.
O presidente do Centrorochas, Tales Machado, se disponibilizou para participar das próximas discussões com a concessionária de água e esgoto e empresários do setor de mármore.
“Essa reunião foi muito positiva para o setor, que contribui com 10% do PIB capixaba e gera muitos empregos para a cidade. Não é aceitável que ainda tenhamos que lidar com problemas constantes de falta d’água. O encontro na BRK, intermediado por Ferraço, foi fundamental, pois já temos uma resposta para a solução desse problema,” concluiu.