A candidata a prefeita de Cachoeiro de Itapemirim, Lorena Vasques (PSB), foi condenada ao pagamento de multa de R$ 15 mil por divulgar desinformação contra o candidato Theodorico Ferraço (PP) nas redes sociais, segundo decisão proferida pela Justiça Eleitoral.
A condenação é resultado de uma representação movida pela coligação “Experiência e Juventude, Por Amor a Cachoeiro” (PP/MDB/NOVO), que apontou irregularidades na postagem de Lorena, afirmando que a candidata distorceu declarações de Ferraço em um vídeo publicado no Instagram.
No vídeo, Lorena retirou de contexto uma fala do candidato, sugerindo que ele pretendia privatizar o Sistema Único de Saúde (SUS) em Cachoeiro de Itapemirim. A postagem gerou grande repercussão, o que, segundo a sentença, teve potencial para prejudicar a imagem de Ferraço e influenciar negativamente o eleitorado.
A sentença também confirmou a tutela de urgência, que já havia determinado a retirada imediata do vídeo. Além da multa, Lorena foi proibida de republicar o conteúdo, sob pena de novas sanções.
A candidata Lorena Vasques poderá recorrer da decisão em instâncias superiores da Justiça eleitoral.
Fonte: assessoria da coligação PP/MDB/NOVO