Diego Libardi (Republicanos) aposta em propostas baseadas em soluções com especialistas e com responsabilidade orçamentária para resolver os problemas de Cachoeiro de Itapemirim, especialmente aqueles relacionados à segurança pública.
Dentre as medidas que incluiu em seu plano de governo, estão a agilidade em resposta a incidentes, a modernização da infraestrutura e valorização dos agentes da Guarda Municipal.
Uma das novidades apresentadas pelo candidato é a implementação da Unidade K9, com o uso de cães adestrados e treinados para o farejamento de armas e drogas. A ideia é de que os cães atuem em operações conjuntas com os agentes da Guarda, principalmente em áreas de alta incidência criminal, como pontos de tráfico de drogas, bloqueios de trânsito e patrulhamentos em escolas e espaços públicos.
Outra proposta é a criação do Grupo Tático Especializado ROMU (Rondas Ostensivas Municipais) da Guarda Civil Municipal, formado por agentes treinados para atuar em situações de alta complexidade e apoiar ações contra o crime organizado.
Confira outras propostas de Libardi para a área de segurança:
Tetomada das obras do Centro de Operações da Guarda na Ilha da Luz;
Botão do Pânico para proteger a mulher em situação de risco, evitar feminicídios e reduzir os índices de violência doméstica;
Botões do Pânico nas escolas e no comércio;
Ampliação da frota de veículos da Guarda Civil Municipal;
Postos permanentes da Guarda Civil Municipal nos distritos;
Patrulhamento com drones e a criação do Setor de Inteligência da Guarda Civil Municipal, dedicado a fortalecer a capacidade de antecipação e resposta a ameaças à segurança pública.