A poucos dias das eleições, a corrida pela prefeitura de Afonso Cláudio começa a ganhar contornos decisivos. Em um levantamento espontâneo feito pela Inove Pesquisa, Márcio CDA se destacou com 39%, liderando as preferências dos eleitores. O atual prefeito, Luciano Pimenta (PP), aparece em segundo lugar, com 30,2%. No cenário de possíveis sucessores, Baé (Avante) registrou 4,2% e Luciano Mageski (Psol) foi mencionado por 0,3% dos entrevistados.
No quesito rejeição, no entanto, os dois primeiros colocados invertem de posição. Luciano Pimenta é o mais rejeitado pelos eleitores, com 27,6% afirmando que não votariam nele de jeito nenhum. Já Márcio CDA aparece em segundo lugar nesse índice, com 10,2% de rejeição.
Com cerca de 33 mil habitantes, Afonso Cláudio é uma cidade de beleza natural exuberante e potencial econômico, principalmente na agricultura. Mas, mais do que a paisagem serrana, é a política local que está movimentando as conversas entre os moradores. À medida que o dia das eleições se aproxima, o cenário eleitoral começa a se desenhar de forma mais clara, com Márcio CDA despontando como principal candidato a ser superado.
O que torna a disputa particularmente interessante é a mudança de postura da população, que parece buscar renovação. Mesmo enfrentando o desafio de concorrer contra um prefeito que busca reeleição, Márcio CDA ganhou a simpatia dos eleitores, e sua popularidade tem crescido entre a população.
Os próximos dias serão decisivos para os candidatos que precisam conquistar os indecisos e fortalecer suas campanhas. Com Márcio CDA liderando as pesquisas, há uma sensação de mudança no ar, e todos os olhares estão voltados para a reta final dessa disputa eleitoral.
Metodologia da pesquisa
A pesquisa de intenção de voto para o município de Afonso Cláudio foi encomendada pela H. A. Comunicações e realizada pela Inove Pesquisa. Está devidamente registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o número ES-05898/2024.
A coleta de dados foi realizada nos dias 26 e 26 de setembro e ouviu 587 moradores, distribuídos na sede e nos distritos, conforme plano amostral e detalhamentos enviados ao TSE, conforme prevê a legislação. O estatístico responsável é Pedro Pelacani Berger.
Foram entrevistados eleitores com idade igual ou superior a 16 anos, residentes em Afonso Cláudio, tendo o plano amostral e ponderação quanto a sexo, idade, grau de instrução e nível econômico do entrevistado. O resultado dos elementos amostrais apresenta uma estimativa de intervalo de confiança de 95% e margem de erro de significância de 4,0%.
Fonte: Assessoria