O deputado estadual e candidato a prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Theodorico Ferraço (PP), ganhou mais um “round” na disputa eleitoral em Cachoeiro de Itapemirim. Pesquisa realizada pelo Instituto Ipec, encomendada pela TV Gazeta Sul, coloca Ferraço na liderança com 57% das intenções de voto no município.
O resultado foi um verdadeiro “lockdown” nos adversários, que esperavam por uma polarização ou mesmo por um percentual menor do ex-prefeito. Apesar de não ser definitiva, a pesquisa demonstra uma tendência praticamente irreversível, na visão dos ferracistas. E um baita desafio para seus opositores.
O levantamento, conduzido com 600 entrevistados, foi realizado entre 13 e 15 de setembro, e registrado no Tribunal Regional Eleitoral do Espírito Santo sob o número 07972/2024, com margem de erro de 4%, para mais ou para menos. O intervalo de confiança é de 95%, o que significa que se forem feitos 100 levantamentos, 95 dariam o mesmo resultado, dentro da margem de erro.
Estimulada
Na aferição estimulada, onde os candidatos são apresentados, Ferraço lidera com 57% das intenções de voto, destacando-se com uma vantagem de 46 pontos sobre o segundo colocado. Diego Libardi (Republicanos) ocupa o segundo lugar com 11%, empatado tecnicamente com Léo Camargo (PL), que registra 9% e Lorena Vasques (PSB) com com 8%. Carlos Casteglione (PT) tem 3%. Brancos e nulos somam 6%, o mesmo percentual não soube ou não respondeu.
Espontânea
No cenário espontâneo, Ferraço também se destaca com mais de 40 pontos de vantagem sobre o segundo colocado. Quando perguntados em quem votariam se as eleições fossem hoje, 50% dos entrevistados mencionaram Ferraço. Libardi surge com 8%, empatado tecnicamente com Léo Camargo, que tem 7%. Lorena é citada por 5% e Casteglione por 1%. Brancos e nulos representam 8%, enquanto 21% dos entrevistados não souberam ou não responderam.
Índice de Rejeição
Carlos Casteglione lidera o índice de rejeição, com 52%. Lorena vem em seguida com 22%, e Léo Camargo tem 17%. Diego Libardi apresenta 12% de rejeição, enquanto Ferraço registra 10%. Dos entrevistados, 2% disseram que poderiam votar em todos e 12% não souberam ou não responderam.