Com o slogan “Vida Nova para Cachoeiro”, o candidato a prefeito Diego Libardi (Republicanos) apresentou à população um Plano de Governo que aposta em inovação e tecnologia para oferecer serviços públicos de qualidade. Aos 41 anos, o candidato tem cumprido intensa agenda de campanha percorrendo toda a cidade, dialogando com diversos setores sociais e afirma: “Vamos realizar as mudanças que a cidade precisa com responsabilidade orçamentária e incluindo a população nos debates”.
No Plano de Governo estão previstas medidas de boas práticas de governança, como a digitalização de documentos e processos, tornando a prefeitura 100% digital para o rápido acesso aos serviços públicos e informações sobre o município.
Propõe, ainda o Plano de Maximização da Receita e Controle do Gasto Público, para atuar em ações de melhoria da arrecadação e da qualidade dos gastos, além do Programa Cachoeiro + Ágil, que visa desburocratizar a máquina pública, agilizar os processos e melhorar a prestação de serviços.
A criação do Polo de Inovação e Tecnologia, do programa Cachoeiro + Tec e o financiamento à pesquisa, à inovação e o incentivo à criação de startups também são ações voltadas para a construção de uma cidade mais moderna.
“Entendemos que o cachoeirense anseia por mudanças na economia, na segurança, na saúde, no meio ambiente, e em tantas outras áreas que afligem a vida das pessoas. Mas também precisamos preparar a cidade para oportunidades que a projetem para um futuro mais próspero para todos”, explica o candidato.
No documento, Libardi apresenta diversas ações para aproximação do executivo municipal com os servidores e também com o cidadão, como os programas Prefeito nos Bairros, Fale com o Prefeito e Vem Participar.
Preocupação ambiental e com os eventos climáticos
Nesta semana, a Diocese de Cachoeiro de Itapemirim divulgou um vídeo com o bispo Luiz Fernando Lisboa partilhando reflexões para os fieis sobre as eleições e o bem comum. No pronunciamento, o religioso enfatizou as crises climáticas que afetaram a população do Sul do Estado nos últimos anos, incluindo Cachoeiro. Ele lembrou das vidas perdidas e centenas de famílias que perderam seus bens com as enchentes.
O bispo disse que ações que protejam o meio ambiente e promovam a sustentabilidade e preservação da natureza são uma responsabilidade inadiável que deve estar no centro dos programas de governo.
“Os candidatos precisam pensar em construir um futuro melhor para todos, com ações que levam em conta o cuidado com a criação. Pensar também nas próximas gerações e garantir que a criação seja cuidada com o respeito que ela merece”, afirmou o bispo.
Diego Libardi, que já foi superintendente do Ibama durante o governo de Jair Bolsonaro, apresenta vários projetos de preservação ambiental em seu Plano de Governo, como: o Cachoeiro + Verde, com plantio de mudas de espécies nativas no perímetro urbano e nos distritos; programas de reflorestamento; de recuperação de nascentes; criação de viveiro e de parques ecológicos urbanos com áreas verdes amplas para o passeio e descanso da família cachoeirense.
O candidato propõe, também, implementar um plano municipal de adaptação às mudanças climáticas, e um de controle de natalidade de cães e gatos para castração de animais de rua. Prevê, ainda, descontos de IPTU em empreendimentos que contemplem a sustentabilidade em suas construções e a instalação de sistemas de energia fotovoltaica e de armazenamento de água pluvial em prédios públicos.
“Tenho uma preocupação pessoal muito forte com o meio ambiente e a sustentabilidade. Cachoeiro precisa voltar a crescer e se desenvolver, mas isso deve ser feito de forma sustentável e em harmonia com os recursos ambientais. Temos patrimônios naturais em nossa cidade que precisam de cuidado, de preservação e de ter todas as suas potencialidades exploradas de forma benéfica para a população”, comentou o candidato.
Fonte: Assessoria do candidato