Fim do mistério e início de mais uma jornada. Assim pode-se definir a escolha do ex-secretário de Assistência Social de Presidente Kennedy, Tancredo Almeida (PSB), para ser o candidato a vice-prefeito na chapa do prefeito Dorlei Fontão da Cruz, que tenta a reeleição no município pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB).
O anúncio foi feito pelo próprio Dorlei, na manhã deste domingo (4), durante a convenção do PSB kennedense. O evento aconteceu na residência do prefeito, no distrito de Santo Eduardo, e contou com a presença de mais de 500 apoiadores, além de autoridades políticas locais e estaduais, incluindo o deputado estadual Allan Ferreira (Podemos), o deputado federal Messias Donato (Republicanos) e o ex-prefeito de Vila Velha, Neucimar Fraga (PP), que também já ocupou uma cadeira na Câmara dos Deputados.
O presidente do Sicoob Sul e da cooperativa de latícínios Selita, Rubens Moreira, também prestigiou a convenção do PSB de Presidente Kennedy, assim como dois ex-prefeitos do município, Edilson de Souza Fricks e Paulo Burguês.
Escolha dolorosa
A escolha do candidato para compor a chapa do PSB na condição de vice-prefeito, segundo Dorlei, foi muito difícil. Havia pelo menos outros quatro nomes de peso que poderiam ter sido escolhidos dentro do amplo arco de alianças do prefeito, que abriga outras quatro legendas partidárias: Podemos, MDB, Progressistas e Republicanos. O Agir, apesar de não fazer parte da coligação majoritária do PSB, prestou apoio ao prefeito durante a convenção, por meio do presidente estadual da sigla, Roque.
Em seu discurso, Dorlei revelou que foram noites sem dormir e muita consulta às pessoas mais próximas e aos familiares, em especial, Dona Regina, sua mulher, que acompanha de perto cada passo da vitoriosa trajetória política do marido. Ela, por sinal, ouviu o anúncio sentada ao lado de Dorlei, na mesa principal do evento, tendo ao lado esquerdo o seu pai, “Caboclo”, um experiente ancião muito querido pelos kennedenses.
Ao explicar a escolha por Tancredo, Dorlei foi firme em relação à decisão que tomou e, ao mesmo tempo, procurou confortar e manter estimulados aqueles que também esperavam pela indicação. Em suma, agiu como faz o bom líder: “Com tantos nomes respeitados ao meu lado, tanta gente de confiança e que também amam Presidente Kennedy, assim como eu, foi muito difícil e até doloroso, mas creio que fizemos a escolha acertada”, disse o prefeito.
A definição surpreendeu o próprio Trancredo, agora oficialmente na disputa eleitoral. “Na realidade, fui pego de surpresa. Para mim é uma honra muito grande estar caminhando ao lado do melhor prefeito que Presidente Kennedy já teve. Dorlei é uma pessoa que nos dá autonomia para trabalhar, mas que também nos cobra muito”, resumiu, antes de desfiar uma série ações e realizações que desenvolveu à frente da pasta de Ação Social do município.
Prestígio
Durante a convenção, foram exibidos em um telão os depoimentos de alguns políticos que enviaram mensagens de apoio a Dorlei e Tandredo. Entre estes, o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (União Brasil), e os deputados federais Da Vitória (PP) e Gilson Daniel (Podemos), além do vice-governador Ricardo Ferraço (MDB).
“Você pode contar comigo e com o governador Renato Casagrande para grandes realizações na cidade”, disse o vice-governador.
Confira o que disseram Dorlei, Tancredo e Dona Regina na convenção do PSB: