Na tarde de sábado (20), a convenção do Podemos em Marataízes oficializou as candidaturas de Toninho Bitencourt (Podemos) e Willian (MDB) aos cargos de prefeito e vice-prefeito, respectivamente, nas eleições outubro. O evento atraiu mais de mil apoiadores e importantes lideranças da região.
O deputado federal Gilson Daniel (Podemos) e os deputados estaduais Alan Ferreira (Podemos), Hudson Leal e Dr. Bruno Resende (União) e o ex-prefeito de Marataízes, Dr Jander Nunes Vidal, prestigiaram o evento e ressaltaram a importância de Toninho no cenário político local.
Durante a convenção, também foram anunciados os 70 candidatos a vereador que representarão os partidos aliados à candidatura de Bitencourt e Willian, como MDB, Agir, DC, União Brasil e o próprio Podemos.
Gilson Daniel, presidente estadual do Podemos, se comprometeu a oferecer suporte junto à bancada capixaba e ao governo federal por meio de seu gabinete em Brasília. No mesmo tom, os deputados estaduais Alan Ferreira, Hudson Leal e Bruno Resende também se disponibilizaram em ajudar, através de seus mandatos na Assembleia Legislativa, uma futura administração de Toninho.
Dr Jander, por sua vez, destacou a importância das pessoas participarem do atual momento político do país e de Marataízes. “Todo o povo deveria participar. Todos, de alguma forma, dependem da política, por isso estamos aqui apoiando a candidatura de Toninho Bitencourt”, disse.
O ponto alto da convenção foi a apresentação em telão da história de vida de Toninho e Willian. A exibição mexeu com as emoções do público, especialmente de Toninho e sua esposa.
Em seu discurso, Toninho Bitencourt pontuou suas prioridades junto aos servidores públicos, lembrando que em sua primeira gestão no município a categoria não foi esquecida: “Do pouco que recebíamos de recursos, a cada ano, concedíamos reajustes”, afirmou.
O candidato também aproveitou para alfinetar a administração de Tininho Batista, mencionando a diminuição das festividades locais, que, segundo ele, eram essenciais para a comunidade.
“Organizávamos festas importantes, como a Festa do Pescador, a Festa das Canoas e a Festa da Cidade. Nosso governo contribuiu para manter essas tradições. No entanto, a administração atual eliminou a Festa das Canoas e a Festa da Cidade, e os shows que promovíamos foram descontinuados. O turismo em Marataízes agora está restrito às praias, e jovens e visitantes precisam sair da cidade em busca de entretenimento. Nossa cidade merece mais do que isso”, criticou Bittencourt.
O candidato também abordou durante a convenção a situação financeira do município, destacando o descontrole nas contas causado pela administração atual, mesmo com um orçamento inflado pelos royalties do petróleo.
“Apesar das dificuldades financeiras e do rombo nas contas, com um orçamento muito maior do que no passado, temos a capacidade de implementar melhorias substanciais. Comparo os feitos das gestões anteriores com a atual capacidade de arrecadação e comprometo-me a enfrentar as dívidas do município com um plano de governo robusto, focado no desenvolvimento”.
Por fim, Toninho fez uma reflexão otimista e bem-humorada.
“Gostaria de compartilhar uma brincadeira que Willian costuma fazer: ele sempre diz que Marataízes se tornará uma Dubai. Eu acredito que Marataízes vai voltar a brilhar, se fortalecer e nossa gestão será exemplar. Vamos mostrar como se faz uma verdadeira gestão”, concluiu.