Por uma diferença de 523 votos para o segundo colocado, o médico Doutor Antônio (PP) foi eleito o novo prefeito do município de Itapemirim, no Sul do Espírito Santo, em eleição suplementar realizada neste domingo (5). O médico progressista teve 13.062 votos, o que corresponde a 50,12 % dos votos válidos.
Seu principal adversário, o prefeito interino Zé Lima (PDT), teve 12.539 votos (48,11). Já Niltinho (PSDB) obteve a última colocação, com 460 (1,77%). O novo vice-prefeito é Fabio Dagato (PSB). A chapa fica nos cargos até 31 de dezembro de 2024, quando haverá eleições regulares para prefeito em todo o país.
Antônio da Rocha Sales é médico e tem 55 anos. Com essa vitória, ele deu a volta por cima após a derrota de 2020, quando também concorreu ao cargo de prefeito em Itapemirim. Na ocasião, foi batido por Tiago Peçanha, recentemente afastado do cargo pela Justiça Eleitoral.
A vitória de Doutor Antônio devolve ao grupo liderado pelo deputado Theodorico de Assis Ferraço (PP) o protagonismo da política local. Ferraço, assim como sua esposa, a deputada federal Norma Ayub (PP), que também já foi prefeita do município, apoiaram o médico tanto em 2020, quando ele perdeu, quanto agora em 2022, quando saiu vitorioso.
Eleitores vão às ruas comemorar
Tão logo foi anunciada pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE) a vitória do médico Doutor Antônio, uma verdadeira multidão se dirigiu à praça na sede do município onde está localizada a Prefeitura. Apoiadores do médico prometem virar a madrugada comemorando, com muita música, bandeiras e buzinaço. Confira o vídeo abaixo.
Eleição suplementar
O município de 35.456 eleitores teve novo pleito porque o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) decidiu cassar os mandatos do prefeito eleito Thiago Peçanha (Republicanos) e do seu vice, Nilton Santos, o Niltinho, por abuso de poder político. Niltinho, entretanto, ao contrário de Tiago Peçanha, não ficou inelegível e foi liberado pela justiça para disputar as elçeições.