Tomou posse na manhã desta terça-feira (7) a nova diretoria do Movimento Empresarial do Sul do Espírito Santo – Messes. A cerimônia aconteceu no salão de festas do Bom Gosto Food Club, no bairro Paraíso, em Cachoeiro, e contou com a participação do governador Renato Casagrande, empresários e boa parte da classe política local.
O novo presidente da entidade, Antônio Carlos Feitas Júnior, substitui Bruno S. Passoni, que assume a vice-presidência Institucional no lugar de Fábio Bortolini. A vice-presidência Operacional do Messes passa a ser ocupada por Bortolini, no lugar de Juliana Bravo (veja abaixo).
Após os pronunciamentos oficiais dos dirigentes do Messes, discursou o prefeito interino de Cachoeiro, coronel Ruy Guedes. A seguir, falaram os deputados Allan Ferreira (Podemos) e Dr Bruno Resente (União). Renato Casagrande encerrou os discursos.
Ruy Guedes
Ruy Guedes, que representou o prefeito Victor Coelho, fez um pronunciamento técnico, cumprimentando aliados e adversários políticos da atual gestão municipal, como o vereador Juninho Correa (PL). Ele elencou alguns feitos da municipalidade, que vem buscando, segundo disse, experiências bem-sucedidas dentro e fora do país para servirem de modelo à administração municipal.
Allan Ferreira
Já o deputado Allan Ferreira narrou parte de sua trajetória política após chegar a Cachoeiro vindo de Sooretama, no norte do estado. O deputado lembrou de grandes empresas que despontavam no município, como a fábrica de cimento Nassau, a Itapoã e a Viação Itapemirim. “A cidade era mais pujante”, disse.
Dr Bruno
Eleito para a Assembleia Legislativa com mais de 30 mil votos, Dr Bruno fez questão de frisar a importância do empresariado para se fazer justiça social no município e mesmo no país. “Não se faz política social sem colocar na mesa o empresário, que é quem mais distribui renda e trabalho”, pontuou.
Casagrande anuncia mais R$ 10 milhões
O discurso mais inflamado, sem dúvida, veio do governador Renato Casagrande. Com ímpeto, demonstrando estar atento aos movimentos políticos da cidade, Casagrande fez um flash back das últimas eleições e defendeu a gestão do prefeito Victor, aliado de primeira hora do governador. Lembrou dos vultosos investimentos estaduais no município e teceu críticas ao radicalismo ideológico.
Pela primeira vez, se referiu aos postulantes ao cargo de prefeito da cidade utilizando, por três vezes, os verbetes “candidato” e “candidata”. No mercado político, o recado foi bem entendido.
O governador antecipou ainda que deverá liberar, já nos próximos dias, mais R$ 10 milhões para recuperação de ruas e avenidas da cidade. Por fim, enumerou a participação do Estado na manutenção e investimentos nos três hospitais filantrópicos do município. “O Elefante Branco, vocês se lembram que estava parado, agora tem 185 leitos para atender toda a região”, reforçou.
Nova diretoria do Messes:
Presidente: Antônio Carlos de Freitas Junior
Vice-presidente Institucional: Bruno Souza Passoni
Vice-presidente Operacional: Fábio Bortolini
Conselho Fiscal: Celmo de Freitas, Luiz Sérgio Ervatti e Juliana Bravo.