Nem tudo começa ou termina no mar neste verão em Itapemirim. Apesar de serem os locais mais procurados pelos turistas, as badaladas praias de Itaoca e Itaipava vão ter concorrência neste Carnaval, e que concorrência! As fontes de água doce (lagoas) e as montanhas estão logo ali.
Cadeias rochosas, como a que abriga a unidade de conservação “Frade e a Freira” e as lagoas Azul e Guanandy têm tudo para ser uma opção a mais para o veranista que desejar um pouco mais de tranquilidade na festa de momo. Alguns desses locais oferecem opções de pousada e alimentação, podendo ainda ser ponto de encontro de velhas amizades ou da família inteira.
Conheça um pouco a respeito destes locais:
Frade e a Freira
Considerado um cartão postal do Espírito Santo, a pedra do “Frade e a Freira” é um marco paisagístico e histórico do Estado. Declarada como Patrimônio Natural Cultural, o monumento natural apresenta um conjunto granítico de 683 metros de altitude com uma silhueta que lembra o perfil de um frade e uma freira.
Desde 2003, Itapemirim criou através da lei Nº. 1821 “Parque Natural Municipal da Pedra do Frade e da Freira”. A visitação é gratuita e o local é muito procurado para a contemplação da natureza e prática de escalada esportiva.
É possível chegar com muita facilidade ao mirante natural em elevação rochosa, do alto do “ombro” do Frade, através da estrada de terra, que pode ser acessada pela da BR-101, e em seguida passando por uma pequena trilha de 300 metros entre a vegetação nativa. A região tem pousada (chalés) e hotel, com bons restaurantes e até piscina de água natural.
Lagoa Azul
Localizada na Ilha do Gato, zona rural do município de Itapemirim, a famosa Lagoa Azul não está situada em área pública, pertence a uma propriedade particular – a Casa da Roça, um sítio que promove diversos eventos.
A lagoa fica à beira de uma estrada de chão (essas estradas de roça), numa curva, onde há a propriedade particular ao lado com um quiosque, que funciona nos finais de semana e feriados e serve bebidas, sendo proibido levar de casa.
A Lagoa Azul começou a ter notoriedade no Instagram quando vários ciclistas começaram a postar fotos com sua bike no famoso trampolim da lagoa. O vídeo chamou a atenção das pessoas, que começaram a perguntar sobre o lugar, alguns começaram a ir e foram postando suas fotos nas redes sociais e a Lagoa Azul viralizou na Internet.
Lagoa Guanandy ou Sete Pontas
Localizada numa área de 5.242 hectares na comunidade do Gomes, a Guanandy é uma grande lagoa de 695 mil metros quadrados que se espalha formando “sete pontas”, o motivo de também ser conhecida popularmente como “Lagoa das Sete Pontas”.
Ela é frequentada por muitos turistas e moradores locais durante todo o ano. Por sua relevância biológica, é considerada prioritária para conservação, sendo parte integrante do Corredor Ecológico do Guanandy.
De rica beleza natural e amplamente arborizado, o entorno da Lagoa Guanandy oferece ambiente familiar e é um convite a desfrutar de boa sombra, ar fresco e trilhas. A lagoa é uma grande bacia de água doce e à sua margem existem faixas de areia branca, onde é possível se acomodar para curtir o dia. Vale lembrar que conta com guarda-vidas disponibilizado pela Prefeitura de Itapemirim.
Agora você pode escolher entre as lagoas, as praias e a montanha, para curtir com responsabilidade o seu Carnaval.