Nesta sexta-feira (17), a empresa Vetorial Brasil, especializada na venda de produtos químicos para controle de pragas, realizou uma visita à Unidade de Vigilância de Zoonoses de Cachoeiro de Itapemirim, acompanhada por técnicos da Syngenta, fabricante de agroquímicos. O objetivo foi testar a eficácia do inseticida Actelic, desenvolvido pela Syngenta, no controle do culex paraensis, conhecido como maruim, um mosquito vetor da Febre Oropouche.
O teste foi realizado no Centro de Manutenção Urbana (CMU), local escolhido devido à sua relevância para a estratégia de controle de pragas na cidade. A equipe técnica de Vigilância Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde (Semus), juntamente com os técnicos da Vetorial Brasil, ficou responsável pelo monitoramento dos resultados do teste.
A ação faz parte de uma iniciativa mais ampla da Syngenta, que está em parceria com o Ministério da Saúde, buscando ser o novo fornecedor de insumos para o Governo Federal no controle de vetores. A Semus, por sua vez, se antecipa ao processo para avaliar soluções que possam ser aplicadas de forma eficaz no combate ao culex paraensis e, assim, contribuir para a redução de doenças como a Febre Oropouche.
Caso o inseticida se mostre eficaz no controle do maruim, os resultados serão repassados para a Syngenta e para a Secretaria Regional de Saúde de Cachoeiro de Itapemirim (SRSCI), para possível implementação de um novo protocolo de controle de vetores no município.