A empresária Eliane Parajara, presidente do Lions Clube Frade e a Freira e atuante em diversas causas sociais, denunciou esta semana na Câmara de Cachoeiro as situações vivenciadas no trabalho voluntário de protetores de animais em Cachoeiro. O protesto aconteceu no plenário da Casa, onde discursou a convite do presidente da Casa, o vereador Brás Zagotto (Podemos).
Parajara explicou como os problemas decorrentes do abandono de animais nas ruas têm sido negligenciados não só em Cachoeiro, mas em todo o Espírito Santo, contaminando o meio ambiente e prejudicando a saúde dos próprios seres humanos. Ela também falou sobre os maus-tratos sofridos pelos animais.
“Temos denúncias de animais violentados e a polícia não investiga. Canis clandestinos onde os animais são obrigados a se reproduzir indefinidamente, com maus tratos, sendo descartados quando não são mais úteis. Animais vivendo acorrentados em quintais sem o mínimo de cuidados, sem água, sem alimentos” – disse.
Em relação àqueles que são soltos nas ruas, completou e fez um apelo às autoridades municipais: “estão doentes, famintos, cadelas no cio, se faz urgente a castração permanente, não somente mutirão. São muitos casos, poderia citar por horas. Por favor, nos ajudem e ouçam o clamor dos protetores de animais!”, desabafou a empresária.
Por sua vez, o vereador Brás Zagotto explicou porque tomou a iniciativa de convidar Eliane Parajara a se manifestar no plenário da Casa de Leis de Cachoeiro: “A Eliane veio aqui para os vereadores ficarem cientes do que está acontecendo e entender como ajudar. Estamos à disposição. Esta casa é do povo e todos os que solicitarem sempre poderão vir aqui expor sua causa”, explicou Brás.