O time de basquete do IVV/Cetaf embarca nos próximos dias para Campos do Jordão, interior de São Paulo, para disputar a Copa Sul-Americana de Basquete Sub-16. A competição será realizada entre os dias 16 e 22 de julho e vai reunir equipes do Brasil e outros países da América do Sul, como Argentina e Paraguai.
Antes da viagem, o treinador e três atletas da equipe, além do vice-presidente da Federação Capixaba de Basquete (Fecaba), Rogério Machado, estiveram na sede da Secretaria de Esportes e Lazer (Sesport), em Vitória, conversando com o secretário de Estado de Esportes e Lazer, Júnior Abreu, sobre a competição e o futuro do basquete no Estado.
Durante o encontro, o secretário fez questão de destacar os programas esportivos que estão sendo tocados pela Sesport, como o Compete Esportivo e o Chamamento Público para Eventos.
A competição
A Copa Sul-Americana de Basquete e o Desafio Internacional são competições que acontecem paralelamente e foram idealizadas para oportunizar uma competição de nível e qualidade técnica, promovendo o intercâmbio e o crescimento técnico e tático, estimulando e despertando em todos os participantes o espírito de equipe e competição. A última edição do torneio foi realizada em 2019, em São Paulo.
Em 2021, para garantir a segurança de atletas e demais participantes, a competição será realizada no formato bolha, com todos os participantes sendo testados e permanecendo isolados durante todo o período. Lorenzo Gouvêa, um dos atletas da equipe que esteve na Sesport, falou da expectativa para o evento.
“Participar do Sul-Americano vai ser muito legal, espero jogos bons durante todo o torneio e o nosso desejo é voltar com o título, para colocar essa conquista no nosso histórico”, revelou o atleta que participou da última edição dos Jogos Escolares do Espírito Santo (JEES), em 2019.