Pagamento tem mudança neste ano, com versão somente digital. Documento impresso em papel moeda do CRLV não será mais emitido nas unidades do Detran-ES
Com o início do calendário de pagamento do IPVA no Espírito Santo, previsto para esta quarta-feira (8), os proprietários de veículos precisam ficar atentos a uma mudança na documentação. A versão impressa em papel moeda do CRLV (Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo) não é mais emitida nas unidades do Detran-ES (Departamento Estadual de Trânsito) e nem encaminhado para o endereço dos proprietários de veículos.
Segundo o Detran-ES, desde o último dia 18 de março, o órgão passou a oferecer somente a versão eletrônica do documento, o CRLV-e. O novo documento eletrônico do veículo é certificado por um QR Code e deverá ser impresso em papel comum pelo próprio proprietário, seja pessoa física ou jurídica, no site www.detran.es.gov.br, tendo a mesma validade da versão anterior.
O CRLV-e dispensa o pagamento da taxa de postagem, que já era opcional, e, em caso de perda do documento, o proprietário de veículo também poderá imprimir a segunda via do CRLV, sem precisar se dirigir até uma unidade do Detran-ES nem pagar taxa de serviço, uma economia de R$ 140,34. O novo serviço já está disponível para documentos licenciados a partir de 2019.
O Detran-ES explicou ainda que o proprietário do veículo também pode baixar a versão versão digital do documento anual do veículo em seu celular ou tablet no aplicativo Carteira Digital de Trânsito (CDT), o mesmo utilizado para baixar a CNH Digital, e pode ser acessado mesmo que a CNH não tenha o QR Code. Os documentos podem ser acessados pelo dispositivo móvel mesmo off-line. O CRLV digital pode ser compartilhado com até cinco pessoas que utilizam o mesmo veículo, desde que elas já tenham instalado, em seus dispositivos móveis, o aplicativo CDT. fonte: es360 /portaldenoticias24horas