Os candidatos do PSB e do PL saíram na frente na corrida eleitoral, mas não atingiram o percentual necessário para serem eleitos em primeiro turno
Renato Casagrande (PSB) e Carlos Manato (PL) vão disputar a vaga no Palácio Anchieta no segundo turno das eleições, marcado para 30 de outubro.
Com 93,58% das urnas apuradas, de acordo com advogados eleitorais ouvidos pela reportagem, o candidato socialista não conseguirá alcançar os 50% dos votos válidos mais um necessários para ser reeleito no primeiro turno. O segundo turno das eleições será realizado em 30 de outubro.
Renato Casagrande
Nascido em Castelo, no Sul do Estado, Casagrande é formado em Engenharia Florestal pela Universidade Federal de Viçosa, em Minas Gerais, e em Direito pela Faculdade de Direito de Cachoeiro de Itapemirim.
Casado, pai de dois filhos e atual governador do Espírito Santo, Casagrande já atuava na esfera política antes de ocupar o Palácio Anchieta.
Durante sua vida pública, Casagrande já exerceu os cargos de senador, deputado federal, vice-governador e deputado estadual. Também já foi secretário de Estado da Agricultura, secretário de Meio Ambiente da Serra e de Desenvolvimento Rural, em Castelo.
Além da atual gestão, Casagrande já foi governador do Estado de 2011 a 2015. De 2015 a 2018, o atual chefe do Executivo estadual foi presidente da Fundação João Mangabeira, dedicada a discutir e difundir o socialismo democrático (se opondo ao capitalismo).
CARLOS MANATO
Nascido em Alegre, o médico e ex-deputado federal Carlos Manato segue na disputa pela posição de governador do Estado. Presente na política capixaba desde 2003, Manato já ocupou o posto de deputado federal por quatro vezes.
Com a vida acadêmica voltada à área da Saúde, Manato é pós-graduado em Medicina do Trabalho, pela Escola Superior de Ciências da Santa Casa de Misericórdia de Vitória (Emescam), e em Colposcopia pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
O candidato também é pós-graduado em Administração Hospitalar e especialista em Ginecologia e Obstetrícia.
Na Câmara dos Deputados, já foi membro das seguintes comissões: Turismo, Agricultura, Pecuária, Abastecimento, Desenvolvimento Rural, Desenvolvimento Econômico, Indústria, Comércio e Serviços, entre outras.
Em sua carreira, o político já trabalhou como professor na Emescam, médico no Instituto Estadual de Saúde Pública. Ele também foi diretor-clínico e diretor-geral do Hospital Dório Silva, além de diretor-clínico e diretor-presidente do Hospital Metropolitano. fonte: site folhavitoria



![[Vídeo] Dorlei Fontão reassume Prefeitura de Kennedy nos braços do povo](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2025/11/8197291d-11be-4652-b2f7-5d3eae1add09-350x250.jpg)
![[Anchieta] Renan Delfino recebe pelo segundo ano consecutivo o Troféu Presidente Destaque Nacional da UVB](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2025/11/e13633c0-ec62-4653-8eaf-1e38ad922a64-350x250.jpg)



