Os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb) 2021 e do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021, divulgados recentemente, mostram que o município de Presidente Kennedy avançou na classificação geral das escolas do Estado do Espírito Santo. Algumas escolas chegaram até a ultrapassar a meta estipulada.
Na avaliação de 2019, em relação as séries iniciais, a média geral do município ficou de 4,8, não atingindo o esperado. Já nesta última avaliação, a média geral de Presidente Kennedy foi de 5,5. Além disso, duas escolas municipais pontuaram acima da nota média estipulada. A EMEIEF “São Paulo” atingiu nota 6,5 e a EMEIEF “Santa Lúcia” alcançou 5,8.
Na classificação das séries finais, Presidente Kennedy também cresceu na pontuação, comparando o resultado de 2019. A EMEIEF “Vilmo Ornelas Sarlo” atingiu nota 5 na média geral.
Vale ressaltar que a avaliação do Ideb só leva em consideração as escolas com mais de 50 alunos e que, atualmente, no município há nove escolas com um quantitativo de estudantes menor que esse.
A secretária municipal de Educação, Fátima Agrizzi, afirma que, apesar da avaliação ter acontecido em um ano difícil no cenário educacional, a melhora na pontuação foi reflexo de muito trabalho em equipe e esforços coletivos.
“Em 2021 ainda enfrentávamos as consequências da pandemia, mas sabíamos que era necessário trabalhar em conjunto para melhorar nossos índices. Para chegar neste resultado positivo foi indispensável a colaboração de todos os profissionais e também da equipe multidisciplinar, com psicólogos e diversos profissionais que tanto ajudaram e ainda ajudam nossos alunos”, afirma Fátima.