A Secretaria Municipal de Educação de Cachoeiro iniciou, neste mês, o projeto “Intercâmbio Pedagógico”, voltado às 54 escolas municipais que atendem alunos na etapa de educação infantil (maternal e pré-escola).
Com essa iniciativa, gestores das escolas visitam outras unidades da rede, em grupos, para atividades de troca de experiências e boas práticas educacionais. O objetivo é favorecer o aperfeiçoamento da organização dos espaços escolares, do planejamento pedagógico e dos processos de ensino e aprendizagem.
O projeto está em linha com a Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que define campos de experiência para o aprendizado e desenvolvimento das crianças na educação infantil. Esses campos visam incentivar a interação das crianças com seus colegas e com os educadores, de modo a descobrirem que existem diferentes modos de vida, pessoas diversas e diferentes formas de pensar.
Uma das primeiras escolas que recebeu a visita dos gestores foi a “Maria das Graças Felippe”, na localidade de São Joaquim.
“Ao longo de nossa vida, aprendemos que as trocas de experiências são vantajosas para ambas as partes envolvidas. Imagine, então, esse processo acontecendo em um ambiente mágico como a escola. Receber os colegas gestores foi um momento enriquecedor de aprendizado, compartilhamento de experiências e demonstração de nossas práticas pedagógicas”, avaliou a gestora da unidade, Ingrid Madeira.
“O intercâmbio é um processo de formação continuada para os gestores, no qual compartilham práticas e, a partir disso, motivam-se a ampliar as trocas e perspectivas com base em experiências vivenciadas no dia a dia. Além disso, eles colocam em prática os campos de experiência orientados pela BNCC”, ressalta Cristina Lens, secretária municipal de Educação.