Segmento teve 9,7% de aumento nas movimentações de janeiro a outubro. Já o setor de serviços em geral do Espírito Santo cresceu 10,7% em outubro em comparação com o mesmo mês de 2023
Os serviços de transportes capixaba têm se destacado nacionalmente. O segmento teve o maior crescimento do Brasil, no acumulado das atividades de janeiro a outubro deste ano – 9,7%. Ao avaliar a movimentação de outubro com o mesmo mês de 2023, o Espírito Santo fica em segundo no ranking, com 16,9% de aumento, ficando atrás apenas de Santa Catarina (20,2%).
Ao analisar todos os itens que compõem o setor de serviços do estado, o crescimento foi de 10,7% em outubro em comparação ao mesmo mês do ano passado, enquanto o Brasil registrou 6,3% de atividades a mais.
Já quando é verificada toda a movimentação de janeiro a outubro, o setor de serviços cresceu 6,4%, chegando a 117,1 pontos em seu índice, o dobro do Brasil, com variação acumulada de 3,2% (108,5 pontos).
As análises são do Connect Fecomércio-ES (Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Espírito Santo), com base nos dados da Pesquisa Mensal de Serviços (PMS), realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).
A coordenadora de pesquisa do Observatório do Comércio, o Connect Fecomércio-ES, Ana Carolina Júlio, explicou que praticamente todos os segmentos que compõem o setor de serviços cresceram, seja no percentual acumulado de janeiro a outubro ou na comparação entre outubro de 2024 e o mesmo mês de 2023.
O destaque se dá para o segmento de Transportes, serviços auxiliares aos transportes e correio, que compreende atividades de movimentação de cargas e passageiros, operações logísticas, armazenagem, manuseio e distribuição de produtos, além dos serviços postais e de entrega de encomendas. Esse setor cresceu 16,9% ao comparar outubro de 2024 e de 2023.
“Esse desempenho se mostra positivo, destacando o estado em relação à média nacional, que foi de 6,8%. Tal resultado pode ter sido impulsionado pela alta demanda logística e de entregas e reflete a importância da área de transportes no Espírito Santo, tanto no apoio à produção industrial quanto na facilitação do comércio. Também reforça sua relevância como polo logístico no Brasil como exemplo de desenvolvimento no segmento, mostrando esforços locais em infraestrutura e eficiência”, ressaltou Ana Carolina Júlio.
Para a coordenadora do Connect Fecomércio-ES, o crescimento dos transportes no Espírito Santo desempenha um papel importante no fortalecimento de outros setores econômicos, como comércio, logística, mercado de combustíveis, dentre outros.
“A expansão das atividades de transporte potencializa a circulação de mercadorias, reduz custos logísticos e estimula o desenvolvimento de infraestruturas estratégicas, como portos e rodovias. Além disso, a demanda crescente por serviços auxiliares ao transporte, como manutenção de veículos e operações de armazenagem, gera novos investimentos e empregos”, ressaltou.
Outro segmento que chama a atenção é o de Serviços profissionais, administrativos e complementares, com 10% de aumento ao comparar outubro de 2024 com o mesmo mês do ano passado, que também se destaca com um resultado maior que a média nacional, que foi de 7,4%.
“Isso pode ser consequência da necessidade de suporte técnico e administrativo em empresas de diversos setores. Esse crescimento também pode estar relacionado à expansão de negócios no estado, maior contratação de serviços e à digitalização, que exige suporte mais técnico e estruturado”, explicou Ana Carolina Júlio.
A pesquisa completa, com os dados detalhados, pode ser acessada no site https://portaldocomercio-es.com.br.
Sobre a Fecomércio-ES – A Fecomércio-ES integra a Confederação Nacional do Comércio (CNC) e representa 374.523 empresas, responsáveis por 65% do ICMS arrecadado no estado e pelo emprego de 719 mil pessoas. Com 31 unidades espalhadas por 15 municípios e ações itinerantes, o Sistema Fecomércio-ES atua em todo o Espírito Santo. A entidade representa 24 sindicatos empresariais e tem como missão contribuir para o desenvolvimento social e econômico do estado. O projeto Connect é uma parceria entre Fecomércio-ES e FAESA, com apoio do Senac-ES, Secti-ES, Fapes e Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI).