Alunos da Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio (EEEFM) Coronel Gomes de Oliveira, localizada no município de Anchieta, participaram, entre os dias 24 e 26 de outubro, da 7ª Mostra Universitária da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em Minas Gerais. O encontro, que reuniu, aproximadamente, 14 mil estudantes de 265 escolas públicas e privadas dos estados de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro, possibilitou que os jovens conhecessem a UFV, seus cursos de graduação e projetos de ensino, pesquisa e extensão.
Segundo o professor de Matemática Leonardo Leite Rodrigues, durante a visita, os alunos participaram de palestras sobre carreiras e áreas de conhecimento, tiveram contato com universitários e professores e puderam explorar os estandes dos cursos oferecidos pela UFV.
“Desde o início, o objetivo da visita foi proporcionar uma imersão no ambiente acadêmico, permitindo que os alunos vivenciassem na prática o que aprenderam em sala de aula. Chegando à universidade, fomos recebidos com entusiasmo por docentes e alunos, que nos mostraram a infraestrutura e as diversas áreas de estudo. Muitos deles saíram inspirados, com novas perspectivas sobre suas escolhas acadêmicas”, disse Leonardo Leite Rodrigues.
O docente acrescentou ainda que a imersão trouxe à tona não só o valor da educação superior, mas também a importância de um planejamento cuidadoso para o futuro profissional. “Para muitos dos jovens participantes, a oportunidade de explorar as áreas de interesse em um ambiente universitário consolidado e de dialogar diretamente com profissionais foi um incentivo para continuarem firmes em suas trajetórias educacionais”, destacou.
A estudante Lana Carla Martins de Pinho Otoni destacou a importância da viagem. “Essa visita proporcionou uma imersão, que foi além da atividade educativa. Foi um verdadeiro incentivo para almejar o ingresso na UFV, que se tornou meu sonho. A visita aos cursos de Direito e Comunicação Social foi especialmente enriquecedora para mim. Ambas as palestras esclareceram dúvidas e fortaleceram minha vontade de seguir uma dessas áreas na universidade”, disse.