Animações, produzidas por alunos do ensino fundamental, serão exibidas no Centro Cultural Frei Civitella Del Tronto, em Campo Grande
Na próxima terça-feira (12), o público poderá conhecer quatro animações produzidas por estudantes da Escola Municipal de Ensino Fundamental (EMEF) Stélida Dias, em Campo Grande, Cariacica (ES). As obras audiovisuais serão apresentadas em evento aberto ao público, que acontecerá às 19h, no Centro Cultural Frei Civitella Del Tronto, em Campo Grande. As animações foram feitas durante o projeto Stop Motion na Escola, realizado pelo Cineclube Colorado, e por meio do qual foram ministradas oficinas na unidade de ensino
Nas oficinas, que aconteceram duas vezes por semana, os alunos aprenderam a técnica stop motion, que utiliza a disposição sequencial de fotografias diferentes de um mesmo objeto inanimado para simular o seu movimento. Também aprenderam a criar roteiro, fazer storyboard e outras atividades. Para isso, o equipamento a ser utilizado é o celular.
O projeto, coordenado pela professora Eliene Soares, foi desenvolvido durante os meses de setembro e outubro deste ano, tendo como público alvo alunos entre 11 e 14 anos do sexto ao nono ano. As animações produzidas foram Aos Trancos e Barrancos,a história de dois soldados que tem a missão de espionar o quartel inimigo, no entanto, um deles é capturado; Imprudência,que retrata um caso de atropelamento de uma mãe e sua filha, ocorrido na faixa de pedestre, Fogo e Aço, no qual um cavaleiro luta por sua vida com um poderoso dragão, até que ele consegue o impossível; e O Rato Roeu a Roupa da Rainha de Roma,que retrata uma frase conhecida sob uma outra ótica.
“Um aspecto que me chamou muito a atenção foi o clima de amizade e respeito durante a oficina. Eu vi alunos trabalhando em equipe com bom humor, amizades sendo fortalecidas e novas sendo criadas. Foi gratificante pra mim ver a evolução de alguns alunos que além de adquiriram o conhecimento da técnica quadro a quadro também mostraram um avanço no aspecto socioemocional. Acho que essa oficina vai ficar marcada na vida de muitos deles, pra mim já marcou”, relata Eliene.
O estudante Victor Amorim foi um dos participantes da oficina e faz parte da equipe da animação Aos Trancos e Barrancos. “Eu aprendi a conversar mais, falar mesmo. Eu antes não conseguia, eu sempre ficava muito fechado. Eu aprendi a socializar, foi isso que eu aprendi com o Stop Motion”, afirma. O projeto Stop Motion na Escola foi concretizado com recursos da Lei Paulo Gustavo, Secretaria de Cultura e Turismo de Cariacica e Ministério da Cultura do Governo Federal. Contou, ainda, com apoio da Secretaria de Educação de Cariacica.
Serviço:
Exibição das animações produzidas no Projeto Stop Motion na Escola
Local: Centro Cultural Frei Civitella Del Tronto
Endereço: Avenida Expedito Garcia, 218 – Campo Grande, Cariacica – ES. Cep: 29143-506
Horário: 19h