O ambiente de negócios do Estado apresentou avanços e registrou um desempenho melhor do que em 2020 e 2019. É o que revela o Indicador de Ambiente de Negócios (IAN) 2021 da Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes).
Desenvolvido pelo Instituto de Desenvolvimento Educacional e Industrial do Espírito Santo (Ideies) e lançado na sexta-feira, o IAN traz um diagnóstico da infraestrutura, do potencial de mercado, do capital humano e da gestão fiscal dos 78 municípios do ES.
Desde o seu lançamento em 2019, o IAN se propõe a mensurar, acompanhar e oferecer formas de melhorias no ambiente de negócios das cidades capixabas. A ferramenta auxilia no desenvolvimento de políticas públicas voltadas para resultados e também é uma importante aliada na tomada de decisões de investidores.
O IAN analisa 10 categorias (condições urbanas, segurança pública, transporte, acesso ao crédito, diversidade econômica, inovação, tamanho de mercado, educação, qualificação da mão de obra e saúde) e 39 indicadores. Na avaliação geral deste ano, numa escala de 0 a 10, a média registrada pelos municípios foi de 5,43. A nota dos anos anteriores foi de 5,28 e 5,06, em 2020 e 2019, respectivamente.
Durante a cerimônia de lançamento, a presidente da Findes, Cris Samorini, reforçou que o levantamento é uma espécie de raio-x do cenário existente em cada município.
“É uma forma de vermos o que vem dando certo, o que precisa ser aprimorado, qual o potencial e quais são as deficiências de cada lugar do nosso Estado. Por exemplo, é possível saber quais municípios oferecem a mão de obra mais qualificada, quais têm os melhores indicadores de segurança pública, as cidades que fornecem maior conectividade para a sua população. “
A gerente executiva do Ideies, Marília Silva, citou que, desde o seu desenvolvimento, o objetivo do IAN foi o de retratar um cenário real e aderente ao que está acontecendo no território capixaba. A economista destacou ainda que não é a intenção do Ideies/Findes criar um ranking pelo ranking, mas disponibilizar uma ferramenta que possibilite a transformação do Estado.
“O IAN é um indicador que foi pensado para possibilitar um diagnóstico detalhado das cidades do Estado. O IAN não quer apenas dar uma nota, mas ser uma ferramenta que tem muito a contribuir com o planejamento da iniciativa pública e as decisões do setor produtivo.”
Vitória lidera ranking
A Gerente do Observatório do Ambiente de Negócios do Ideies, Gabriela Vichi, explicou que na análise por município, Vitória continua como o melhor no ranking estadual seguido por Aracruz e Iconha.
Dentre os 10 primeiros de 2021, a Serra se destacou ao sair da 13ª posição em 2020 para a 5ª posição nesse último ano. Outro destaque foi o município de Ibiraçu, que conseguiu uma evolução de 0,70 ponto na nota do IAN entre 2020 e 2021 e saiu da 33ª posição para a 16ª posição no quadro geral.
O lançamento do IAN 2021 contou com a participação de diversas autoridades estaduais e representantes de prefeituras.
O subsecretário de Estado de Inovação e Desenvolvimento, Gabriel Feitosa, elogiou a iniciativa da Findes e frisou que se os municípios capixabas buscarem entender os dados apresentados no IAN para, a partir deles, traçar planos de ações, o Estado como um todo tende a melhorar o seu ambiente de negócios.
“Aos munícipios fica a sugestão: estudem o IAN. Trabalhem na melhoria do ambiente de negócios das suas cidades, atraiam investimentos, existem muitas oportunidades a serem desenvolvidas.”
O secretário de Governo, Gilson Daniel, também parabenizou o Ideies e a Findes pelo resultado do IAN. “Essa ferramenta tão importante foi lançada em 2019 e desde então tem sido de extrema importância para a adoção de políticas públicas nos municípios. Quero agradecer à Cris pela parceria que a Findes tem com o governo do Estado e reconhecer o grande trabalho que vem sendo feito na Federação.”
O presidente da Amunes e prefeito de Cachoeiro de Itapemirim, Victor Coelho, destacou que o IAN oferece um norte para as gestões municipais na adoção de estratégias que melhorem o ambiente de negócios. “Essa iniciativa da Findes é muito bacana porque ela propicia uma competição sadia para melhorar as gestões e para que tenhamos um Estado cada vez mais desenvolvido.”
Também estiveram presentes no evento de lançamento do IAN 2021 o prefeito de Ibiraçu, Diego Krents, e a secretária de Desenvolvimento Econômico da Serra, Lilian Mota Pereira. Eles e Victor Coelho participaram de uma mesa redonda, mediada pela presidente da Findes, Cris Samorini.
Lançamento IAN 2021
Painel dinâmico
Nesta 3ª edição do IAN, além do Portal do IAN, será disponibilizado um painel dinâmico com maiores possibilidades de comparações e as evoluções dos municípios capixabas nos últimos 3 anos, por meio de análises gráficas, que permitirá observar se o município está em trajetória crescente ou decrescente no IAN, em seus eixos, em suas categorias e nos indicadores.
Para conhecer os dados é só acessar os links:
Portal do IAN: https://portaldaindustria-es.com.br/ambiente-de-negocios
Painel de dados IAN 2021: https://bit.ly/Painel_dados_IAN2021
Base de dados
As informações do IAN 2021 utiliza como base os dados mais atualizados disponíveis nas mais variadas áreas, mas algumas, como é o caso do PIB municipal, pega a base de 2018, já que existe uma defasagem do IBGE de três anos nessa medição. Portanto, a maior parte das informações são com base em indicadores de 2020, mas existem alguns de 2019 e 2018.