Incentivado por novos e antigos aliados, além de membros de sua base eleitoral, o ex-prefeito de Itapemirim, Thiago Lopes Peçanha (Republicano), já se movimenta para viabilizar nos tribunais a sua candidatura em 2024. Com isso, pretende ficar livre para participar da disputa e tentar recuperar a chefia do Executivo Municipal.
O ex-prefeito foi afastado do cargo pela Justiça Eleitoral (TSE) em 31 de maio de 2022, após um longo processo, com idas e vindas, sob acusação de nomeação irregular de servidores comissionados. O TSE entendeu que as nomeações teriam servido para “angariar apoio político”. No momento, ele ainda estaria impedido de participar do pleito.
Apoio
Na semana passada, Thiago Pecanha se reuniu com o ex-deputado estadual, Renzo Vasconcelos (PSD), para discutir uma possível mudança de partido. Segundo fontes ligadas ao ex-prefeito, ele estaria preparando o terreno para ingressar no Partido Social Democrático (PSD). Um sinal disso foi a publicidade que o ex-prefeito deu em suas redes sociais ao encontro que teve com o ex-deputado: “Obrigado pela recepção, meu amigo Renzo”, postou.
Penúria
Enquanto os adversários vão se organizando, o atual prefeito de Itapemirim, Dr. Antônio Rocha Sales, não atravessa um bom momento em sua gestão. A falta de dinheiro no caixa da Prefeitura tem dado munição aos adversários políticos, que apontam falhas administrativas em sua gestão. Além de incentivar os adversários, a penúria financeira da Prefeitura de Itapemirim tem provocado longos atrasos nos pagamentos aos fornecedores. Teme-se, inclusive, que possa vir a comprometer os serviços essenciais prestados pela municipalidade.