Na tarde de ontem, segunda-feira (10), uma equipe da Policia Militar Ambiental, ao realizar patrulhamento na localidade de Mata Pau, zona rural do distrito Piaçú, Muniz Freire, avistou algumas gaiolas penduradas na varanda de uma residência. No local, foram encontrados sete pássaros silvestres em cativeiro sem autorização do órgão ambiental competente; dois dos animais eram da espécie “catatau”, considerada em risco de extinção no Espírito Santo.
De acordo com informações da Polícia militar Ambiental, ao ser indagado se possuía arma de fogo em sua residência, o responsável pelos pássaros afirmou que possuía uma espingarda, a qual foi entregue à equipe policial. Os militares constataram se tratar de uma espingarda artesanal de carregamento manual.
O proprietário da residência, um homem de 62 anos, foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Muniz Freire, junto com a arma e os pássaros apreendidos.
Segundo a Polícia Ambiental, “é importante lembrar, que quem for surpreendido, na posse ou guarda de armas de fogo em desacordo com a lei, fica sujeito à pena de detenção de um a três anos e multa e ainda, de acordo com a Lei de Crimes Ambientais, matar animais da fauna silvestre, caçar e ter em cativeiro, como pássaros em gaiolas, sem autorização de órgão ambiental, a pena prevista é de detenção e multa, sendo aumentada da metade se a espécie for rara”, explicou a polícia.