Constantes falta de água, parque infantil colocando em risco a saúde das crianças e a poluição provocada por um emissário de esgoto tratado pela Cesan estão revoltando moradores do bairro Beneventes, em Anchieta. A denúncia foi feita ao PORTAL DE NOTÍCIAS 24 HORAS pelo presidente da Associação Comunitária do Bairro Beneventes (ACBB), João Simas.
Segundo Simas, de 27 anos, o impacto causado pelo despejo de efluentes de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) no histórico Porto de Mandoca, atracadouro de pequenas embarcações pesqueiras da região, está causando prejuízos ambiental, financeiro, turístico e social para a comunidade do bairro. “O porto foi destruído pela Cesan”, atesta.
![](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2023/11/Emissario-Anchieta.jpeg)
O despejo da ETE, conforme relatou, além de provocar mal cheiro, estaria impedindo a reprodução e provocando o sumiço de caranguejos, sururus da lama, lontras e peixes dos rios Una e Beneventes, afetando ainda o manguezal de Castelhanos.
Simas informa que a ACBB, a Prefeitura e a Cesan realizaram uma reunião no dia 20 de setembro de 2023 para tratar do assunto. Um segundo encontro foi realizado no dia 16 de outubro. Na ocasião, outros problemas foram levantados, como o saneamento básico precário no bairro e a falta manutenção em equipamentos públicos, como parques e redes de abastecimento.
![](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2023/11/Mapa.jpg)
Ainda em relação à poluição, o presidente da Associação de Caranguejeiros de Anchieta (Acata), Jadir Purcino, endossou os argumentos da ACBB. Segundo disse, a água do rio Beneventes está imprópria, oferecendo risco à saúde da comunidade. “A água (que sai da ETE) tem uma coloração escura e fétida”, completou, conforme registro em Ata da reunião.
Purcino expôs ainda que crustáceos, moluscos e peixes da região foram dizimados, causando grande prejuízo aos pescadores e marisqueiros e ao meio ambiente local.
A empresa estatal se comprometeu em avaliar, num período de dois meses, as diversas reivindicações da comunidade e os pescadores (entenda-se como toda a população pesqueira e marisqueira da localidade). Entre estas, um estudo de recuperação do mangue e o impacto ambiental causado pelo lançamento do efluente da ETE.
Sítio Histórico
![](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2023/11/Caieira-quadro.jpeg)
O local onde situa-se o Porto de Mandoca compõe um sítio arqueológico indígena (sambaquis), onde funcionavam fornos rudimentares (caieiras) para o refino de cal de conchas. De acordo com Purcino, houve uma vistoria técnica do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) no dia 27 de setembro de 2023, quando o órgão federal encontrou material arqueológico aflorante, configurando um sítio histórico.
Parque insalubre
![](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2023/11/Parque-anchieta.jpeg)
Outro problema tratado na reunião, diz respeito a um parque infantil montado pela Prefeitura de Anchieta no bairro Beneventes. No local, a presença de animais domésticos, inclusive vacas, deixam o local impróprio para crianças. A ACBB reclama que não foi alocada areia limpa em quantidade suficiente no parque, deixando as crianças expostas a doenças de pele e outras, provocadas por parasitas e micróbios provenientes das fezes dos animais.
Todos receberam
O presidente da ACBB encaminhou a Ata da reunião para ciência de diversos órgão fiscalizadores, políticos e de controle. Tiveram ciência as seguintes instituições: Cesan, Câmara Municipal de Anchieta, Secretaria Municipal de Pesca e Aquicultura de Anchieta, Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Anchieta, Ministério Público Federal (MPF), Ministério Público do ES (MPES), Assembleia Legislativa do ES (Ales) e Instituto Estadual do Meio Ambiente (Iema).
O que reivindicam os moradores?
– Cumprimento da condicionante nº 41 da LAR-GSIM/CRSS/Nº8/2022/CLASSE II
– Retirada da ETE da região e recuperação ambiental do manguezal
– Fundo de Amparo aos Pescadores
– Rede de esgotamento sanitário para todo bairro Beneventes
– Fim dos vazamentos de água na rede da Cesan
– Mais qualidade no pavimento onde a empresa faz reparos na rede
– Construção de uma praça, reforma e manutenção no parque infantil
– Melhoria no acesso ao Porto de Mandoca
– Programas de Educação Ambiental para a comunidade
Matéria atualizada às 16h40 de 16/11/2023
A reportagem tentou contato nos canais de comunicação disponíveis no site da Cesan (site), mas não obteve resposta. O espaço segue aberto para manifestação da empresa ou da Prefeitura de Anchieta.