Na versão Cidade, o projeto capacita jovens em situação de vulnerabilidade para a profissão de baristas, enquanto a edição Campo prepara jovens produtores para a sucessão rural; até o momento, Fazedores de Café impactou a vida de mais de 200 pessoas
Fazedores de Café é um programa criado pelo Sofá Café, realizado em parceria com Nescafé, maior marca de cafés do mundo. Inicialmente desenvolvido para capacitar jovens em situação de vulnerabilidade social na profissão de barista, desde 2019, o projeto amplificou a ação para além da cidade, para suprir uma necessidade percebida pela Nestlé na sua rede de cafeicultores, em relação à sucessão familiar. Neste ano, mais de 50 jovens serão impactados pela iniciativa nas versões Campo e Cidade e, desde sua primeira edição, já foram beneficiados 221 outros jovens.
A edição Fazedores de Café da Cidade, que começa nesta semana, será formada por uma turma de sete jovens selecionados por ONGs parceiras, entre eles, três estrangeiros, com uma programação de três meses de aulas realizadas no Sofá Café, em São Paulo. Por meio de uma formação técnica de alta qualidade, desenvolvida por uma equipe multidisciplinar, os participantes têm a oportunidade de obter uma base sólida em habilidades de barista e empreendedorismo no universo do café. Durante as aulas, os alunos aprenderão desde funções mais simples como extração de café e preparo de bebidas clássicas, até atividades como análise sensorial do grão e química relacionada ao leite. Ao longo de 10 anos do programa, 58 profissionais formaram-se baristas, com uma taxa de empregabilidade de 90%.
Na semana seguinte, entre os dias 31 de julho e 4 de agosto, jovens agricultores se reúnem em São Sebastião do Paraíso, sul de Minas Gerais, para uma programação intensa de cinco dias de muito conhecimento com aulas ministradas por especialistas do setor, na qual serão abordados temas que vão desde conhecimento técnicos de cultivo até análise multissensorial dos grãos, passando também por técnicas de barismo. Para além de uma capacitação tradicional, a edição Fazedores de Café Campo promove ações para um cultivo de café mais sustentável e de máxima qualidade, além de auxiliar na manutenção produtiva, proporcionando mais competitividade e consolidação do mercado, além de preparar os jovens para se tornarem agentes de mudanças em suas próprias realidades, melhorando o cenário de sucessão familiar. Desde sua primeira edição, a iniciativa já formou 163 jovens agricultores em Linhares, no Espírito Santo, e na Chapada Diamantina, na Bahia.
“Na Nestlé, reconhecemos a importância dos projetos de qualificação profissional que abrangem toda a cadeia, do grão à xícara. Por meio do Fazedores de Café conseguimos conectar jovens e fazer com que eles entendam todas as possibilidades dentro da cadeia do café, além de inspirar novas gerações que transformam suas comunidades e propagam a paixão e a excelência no preparo do café”, explica Taissara Martins, gerente de sustentabilidade para Cafés da Nestlé.
O programa Fazedores de Café, Campo e Cidade, integra a iniciativa global Nestlé Needs Youth, que, em 2023, completa 10 anos e tem como compromisso global, até 2030, ajudar 100 milhões de jovens a terem acesso a oportunidades no mercado de trabalho. Para isso, oferece programas que visam aumentar a empregabilidade e capacitação desse público e, até o ano passado, mais de 145 mil jovens foram impactados por meio de ferramentas de desenvolvimento, capacitação e empregabilidade.
Histórico
As raízes do projeto Fazedores de Café estão ligadas à jornada da divisão de cafés da Nestlé em direção ao café sustentável. Em 2019, com o lançamento do programa, a marca quebrou paradigmas internos ao ingressar na categoria de café especial e no segmento de café torrado e moído para coar, após 80 anos dedicados exclusivamente ao café solúvel.
Em 2022, Nescafé lançou no Brasil seu primeiro café como produto social da Nestlé no mundo, desenvolvido com o objetivo de estimular e capacitar jovens cafeicultores brasileiros pelo projeto Fazedores de Café. Parte da linha Origens do Brasil, a edição especial Nescafé Origens do Brasil Fazedores de Café tem 100% do lucro revertido ao projeto e nasceu a partir do café produzido por jovens cafeicultores da região da Chapada Diamantina, que participaram da edição de 2022 do programa, em parceria com a dupla de neurocientistas da The Coffee Sensorium, que desenvolveram uma xícara exclusiva capaz de entregar a melhor percepção multissensorial de consumo para esse café. Devido ao sucesso de vendas, a atual turma do programa está 30% maior quando comparada à última edição.
Além disso, a Nestlé fortaleceu o programa de sustentabilidade Cultivado com Respeito, o maior do mundo na cafeicultura, que havia sido fundado sete anos antes como uma iniciativa global. O programa conta com uma equipe de 20 técnicos que oferecem suporte a mais de 1.300 famílias produtoras de café, reafirmando o compromisso com a produção responsável e sustentável.
O projeto “Fazedores de Café” impulsiona o desenvolvimento social e ambiental, unindo a expertise da Nestlé no mercado cafeeiro e o compromisso com a sustentabilidade. Através dessa iniciativa conjunta, a empresa reafirma seu propósito de fazer do café uma força de transformação, beneficiando comunidades e contribuindo para um futuro mais inclusivo e consciente.
Sobre Nestlé
A Nestlé tem mais de 100 anos de atuação no Brasil e segue renovando seu compromisso com a sociedade, como força mobilizadora que contribui para levar nutrição e bem-estar para bilhões de pessoas, criar um ambiente de inclusão e oportunidade para milhares de brasileiros e ser o produtor de alimentos mais sustentável do país. A empresa emprega mais de 30 mil pessoas no Brasil e tem 20 unidades industriais localizadas nos estados de São Paulo, Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Goiás, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Espírito Santo, além de nove centros de distribuição e mais de 50 brokers (responsáveis por vendas, promoções, merchandising, armazenamento e distribuição). Comprometida com boas práticas que vão do campo à mesa do consumidor, a companhia conta com milhares de produtores fornecedores participando de programas de qualidade nas cadeias de cacau, café e leite, que garantem uma produção sustentável e que traz modernidade ao campo. Além disso, mantém iniciativas nas fábricas como minimizar a utilização de água e energia e reduzir as emissões, ações de reflorestamento e inovações contínuas em embalagens cada vez mais sustentáveis. A Nestlé Brasil está presente em 99% dos lares brasileiros, segundo pesquisa realizada pela Kantar Worldpanel.
Sobre Nestlé Needs Youth
A Nestlé tem uma longa tradição de recrutar jovens diretamente de escolas ou universidades. Em 2013, o desemprego dos jovens na Europa estava em um nível crítico, a empresa notou que poderia fazer ainda mais para auxiliar a resolvê-lo, focando na criação de primeiras experiências de trabalho.
O compromisso da Nestlé hoje faz parte de sua iniciativa global para ajudar jovens em todo o mundo a desenvolver habilidades e se tornarem mais empregáveis.