O deputado Theodorico de Assis Ferraço (PP) solicitou ao governo estadual que viabilize a implantação de um centro cirúrgico para tratamento de coluna na Santa Casa de Misericórdia de Cachoeiro de Itapemirim. A indicação do parlamentar ao governador Renato Casagrande (nº 2214/2023) foi aprovada pelos seus pares em sessão plenária da Assembleia Legislativa do Espírito Santo.
Segundo o parlamentar, que é ex-prefeito de Cachoeiro, o ambulatório vai permitir ao hospital realizar o tratamento de patologias tumorais, vasculares, trauma e demais doenças degenerativas da coluna vertebral. Com isso, acredita que vai beneficiar centenas de pacientes que sofrem esse tipo de enfermidade.
“Todo acidente que acontece na região, o paciente vai para Santa Casa. Aí, quando é problema de coluna, tem que aguardar autorização e liberação de ambulância para Vitória para só então ser transferido. O hospital tem uma equipe muito bem preparada, através do Dr. Rogério Pacheco e outros médicos e enfermeiros, para atender ao sul do Espírito Santo”, disse.
A solicitação, ainda de acordo com Ferraço, se dá em virtude da demora nestes tipos de atendimento, que pode, inclusive, levar o paciente a óbito.
“(É preciso) que o atendimento seja de forma mais rápida e com qualidade, evitando a demora na transferência, reduzindo riscos e custos adicionais, bem como preservando vidas”, frisou.
O parlamentar também alega que a demora no translado dos acidentados para hospitais de outras regiões pode estar gerando atraso na terapia, piorando o quadro neurológico inicial e acarretando graves sequelas. “Quando não a morte, situações que poderiam ser evitadas com a implantação do ambulatório”, completou.
Outro benefício apontado pelo ex-prefeito é o fato do ambulatório especializado contribuir para manter os pacientes e seus familiares mais próximos dos seus domicílios, já que a transferência acaba causando transtorno para os usuários do hospital.