A programação do SDesign, promovido pelo curso de Design da Ufes, vai acontecer de 04 a 07 de dezembro, no Hub ES +, dentro da 4ª Festa da Criatividade
A quarta edição da Festa da Criatividade (FestCria), que vai movimentar o Centro de Vitória, de 02 a 07 de dezembro, incluirá em sua programação atividades voltadas para estudantes e profissionais da área do design. Pela primeira vez, o SDesign – Semana de Design da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) – vai acontecer fora das instalações da Universidade, em uma iniciativa que visa aproximar o evento acadêmico da vida cultural do Espírito Santo.
A programação reunirá 28 palestras e oficinas com especialistas do Espírito Santo e de outros estados, de 04 a 07 de dezembro, no Hub ES +, no Centro de Vitória. A participação é gratuita mediante inscrição no link https://www.even3.com.br/sdesign-perspectivas/. Mais informações podem ser obtidas pelo Instagram @sdesign.ufes.
Uma realização da Secretaria de Estado da Cultura (Secult), em parceria com a Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI), a Festa da Criatividade tem como objetivo promover a troca de experiências e debates no setor cultural a partir do tema “Hackear a Cidade”, reunindo lançamentos, palestras, oficinas, debates gratuitos e atividades colaborativas, com foco na economia criativa e nos novos modelos de negócio.
SDesign
Promovido pelo curso de Design (antigo Desenho Industrial) da Universidade Federal do Espírito Santo, o SDesign 2024: Perspectivas é um evento acadêmico que busca ampliar a visão dos estudantes de Design sobre as diversas áreas de atuação profissional, indo além das tendências mercadológicas e explorando áreas menos convencionais. O encontro tem como objetivos promover a exploração de áreas inovadoras, refletir sobre o papel do Design na sociedade e integrar a comunidade acadêmica.
A estudante de Design da Ufes e diretora de Comunicação da SDesign, Bruna Piteres Porto, explica que a participação é aberta a todos os interessados. “O SDesign é para estudantes, profissionais e amantes da área! Quem tiver interesse e curiosidade será bem-vindo ao nosso evento”, comenta.
Palestras
Entre os destaques da programação, de acordo com a diretora, estão a oficina da professora Cris Ibarra (UFPE) com o tema “Design e relações multiespécies no Antropoceno”; a palestra do professor Felipe Kaizer (USP) sobre o tema “O Drama do Projeto: Uma Teoria do Design”; e a palestra do criador e programador da @ngroup.works, Douglas Negrisolli, intitulada “Intermeios do Design, consumo e indústria brasileira”.
O SDesign também conta com expressiva participação de professores e especialistas capixabas. “Entre as atrações do Espírito Santo destacamos as palestras de Paula Gobbeti, ex-professora substituta do Departamento de Design da Ufes, com os temas “O olhar-sentir-agir esterilizado” e “As letras precisam dançar!”; e a participação do produtor cultural e ex-aluno da Ufes, Anclebio Jr., que fará a palestra “Tem folia nesse design”, aponta Bruna Porto.
Diálogo
Para a gerente de Economia Criativa da Secult, Lorena Louzada, a parceria entre o FestCria e o SDesign simboliza a união entre cultura, criatividade e academia. “Fortalece o diálogo entre o setor cultural e o meio universitário, promovendo a troca de conhecimentos e impulsionando a inovação”, afirma.
A gerente considera essa conexão estratégica para fomentar a formação de novos talentos, ampliar a visibilidade das indústrias criativas e incentivar a produção cultural que une estética, funcionalidade e impacto social. “Além disso, a presença do SDesign junto da FestCria potencializa o alcance das iniciativas, oferecendo um espaço de aprendizado prático e colaborativo para estudantes, profissionais e empreendedores criativos, alinhado à proposta de integrar saberes acadêmicos às demandas do mercado e da sociedade”, acrescenta Lorena.
A Festa da Criatividade (FestCria) é realizada pela Secult, em parceria com a Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (FAPES), com apoio da TVE, HUB ES+ e SDesign, e com produção da Puri Produções. O evento faz parte do Projeto Hub ES+, vinculado ao Programa Estadual de Desenvolvimento da Economia Criativa no Espírito Santo (ES+CRIATIVO), coordenado pela Gerência de Economia Criativa (Gecria/Secult), e conta com recursos do Fundo Estadual de Ciência e Tecnologia (Funcitec) e da Mobilização Capixaba pela Inovação (MCI).
PROGRAMAÇÃO DO “SDESIGN-PERSPECTIVAS”
QUARTA-FEIRA (04/12):
Oficina
Design de joias: Arte de projetar adornos
Descrição do tema: Experimentação de elaboração de um projeto de joias de baixa complexidade; Conhecimento das noções do desenho como linguagem de projeto (ABNT/NBR 17041:2022) e dos fundamentos para especificações de materiais metálicos e gemológicos e tipos de processos de fabricação como condicionantes de projeto.
Objetivo: Experimentar o processo de elaborar um projeto de joia de baixa complexidade.
Convidado: Professor Marcos Spinassé (UFES)
Local: Sala Criativa (30) do Hub ES+ – Praça Costa Pereira, 30, Centro, Vitória – ES, 29.010-080
Horário: 9h às 12h
Oficina
Design e relações multiespécies no Antropoceno
Descrição do tema: No workshop, serão explorados dois conceitos fundamentais para refletir sobre a sustentabilidade: a “Involução”, de Vinciane Despret, e a “Interdependência Radical”, de Arturo Escobar. A “Involução” propõe uma perspectiva de conexão entre espécies, onde o foco está em novas relações e trocas que promovem coevolução, em vez de uma hierarquia evolutiva tradicional. Já a “Interdependência Radical” enfatiza a relacionalidade, reco nhecendo que tudo está conectado e que a existência de cada ser depende de uma complexa rede de relações entre humanos e o mais-que-humanos.
Objetivo: Esses conceitos nos convidam a repensar a sustentabilidade como uma questão de compreender e fortalecer as inter-relações que tornam possível a continuidade da vida na Terra, indo além da visão antropocêntrica e abraçando uma perspectiva verdadeiramente relacional e integrada.
Convidado: Professora Cris Ibarra (UFPE)
Local: Lab Maker (25)
Horário: 9h às 12h
Palestra
Introdução ao desenvolvimento de produtos digitais e pesquisa em experiência do usuário
Descrição do tema: A palestra apresenta o processo de criação de soluções digitais centradas nas necessidades dos usuários, garantindo produtos eficazes e agradáveis de usar.
Objetivo: Será abordado o “Double Diamond Design”, metodologia dividida em quatro fases — descoberta, definição, desenvolvimento e entrega — que facilita a identificação de problemas e soluções inovadoras. Também será discutida a proposta de valor dos produtos digitais e como eles se diferenciam ao atender as expectativas dos usuários.
Com destaque para a pesquisa em UX, a palestra vai demonstrar como dados e comportamentos reais embasam decisões de design, garantindo usabilidade e satisfação. O palestrante usará exemplos práticos das empresas onde atuou.
Convidado: Julio César Reis Alves (Grupo OLX)
Local: Auditório (70)
Horário: 9h às 10h
Palestra
O Drama do Projeto: Uma Teoria do Design
Descrição do tema: A apresentação aborda o livro “O Drama do Projeto: Uma Teoria do Design” (2022), baseado em uma tese de doutorado, que propõe uma nova forma de compreender o processo de design. O autor utiliza a metáfora do drama para descrever projetos como situações formadas pela interação de agentes diversos em torno de um problema comum. A metáfora qualifica essas situações como dramáticas — temporárias, mutáveis, tensas e incertas — e reconceitua os agentes de projeto como personagens em uma trama, destacando as relações humanas e o caráter político do design, advindo da pluralidade de interesses e valores.
Objetivo: O livro contextualiza essa proposta teórica frente às transformações nas formas de vida e trabalho desde a Segunda Guerra Mundial, que ampliaram o alcance do design para incluir interfaces, serviços, sistemas e organizações. Inspirado pela teoria da ação política de Hannah Arendt e por debates teóricos desde os anos 1960, a obra desafia a visão canônica do design como subproduto do desenvolvimento tecnológico ou das ciências sociais aplicadas, iluminando sua dimensão política e social.
Convidado: Professor Felipe Kaizer (USP)
Local: Auditório (70)
Horário: 10h30 às 12h
Palestra
Design e processo criativo de campanhas eleitorais
Descrição do tema: A palestra abordará o processo criativo em campanhas eleitorais sob duas perspectivas fundamentais: o design como ferramenta de projeto e o branding, que envolve a construção da imagem pública do candidato, conectando-a com os valores e os segmentos de eleitores.
Objetivo: Espera-se que os participantes tenham um outro olhar sobre o papel do design em campanhas eleitorais, para além do que se espera das aplicações gráficas; e apresentar uma nova visão sobre o papel do design em campanhas eleitorais, destacando a importância do pensamento projetual, que vai além da criação de materiais gráficos.
Convidado: Ananda Miranda (Candela_)
Local: Sala Criativa (30)
Horário: 15h às 16h30
Oficina
Transformando desafios em soluções visuais incríveis
Descrição do tema e objetivo: Os participantes terão a tarefa de criar um moodboard, que servirá como o primeiro passo no processo de desenvolvimento da identidade visual. Este moodboard deve incluir referências visuais, paletas de cores, tipografias e elementos gráficos que capturem a essência do cliente e a solução proposta.
Convidado: EDAC (Empresa Jr. – Design/UFES)
Local: Sala Criativa (30)
Horário: 13h30 às 14h30
Palestra
Design Aberto com a MONO DESIGN
Descrição do tema e objetivo: O design aberto pode fazer com que nossos designs cheguem a qualquer canto deste mundo. Criador da cadeira Valoví, a cadeira de design aberto com mais downloads no mundo e mais produzida em diferentes países, a palestra aborda o tema e mostra como a MONO DESIGN se beneficia do compartilhamento de suas criações e a colaborações com profissionais do mundo todo para chegar onde chegou.
Convidado: Denis Fujii (MONO DESIGN)
Local: Miniauditório (Online)
Horário: 15h às 16h30
QUINTA-FEIRA (05/12):
Oficina
Stop-motion: Reciclando Ideias
Descrição do tema: A oficina propõe explorar a técnica de animação stop-motion através de materiais recicláveis (por exemplo: papéis, tampas de garrafa, latas, papelão, etc). Stop-motion é uma técnica de animação baseada em tirar fotos de objetos sequencialmente para simular movimento.
Objetivo: A oficina vai se estruturar em uma breve apresentação teórica, uma parte prática na elaboração de um roteiro e, enfim, a produção de uma animação. A produção será feita de forma colaborativa, sendo que os participantes se dividirão em pequenos grupos com cada um desempenhando um papel específico para a construção da obra animada. A oficina procura abordar as áreas de: teoria de animação (como animar pensando em frames), roteiro (como planejar a narrativa), produ&cced il;ão de materiais (como produzir objetos de cena) e técnica de animação (como fazer um stop-motion na prática). A animação terá, em média, 30 segundos de duração e serão disponibilizados todos os materiais necessários para a produção pelos proponentes da oficina. A oficina tem o intuito de acomodar, no máximo, 12 pessoas.
Convidado: DNAnimation (Ufes)
Local: Sala Criativa (15)
Horário: 9h às 12h
Palestra
Vídeos que tocam o coração: como criar emoções através de vídeos criativos
Descrição do tema: Em um mercado tão competitivo, criar vídeos com emoções é de total importância. A emoção causa lembrança e, consequentemente, eficácia na mensagem que iremos transmitir através da criação dos vídeos.
Objetivo: Apresentar fundamentos e técnicas para causar emoções na criação de vídeos, de modo que os participantes possam produzir vídeos mais assertivos de acordo com o objetivo.
Convidado: Rafael Pessin
Local: Lab Maker (25)
Horário: 9h às 10h
Oficina
Reciclagem criativa do plástico
Descrição do tema: A reciclagem criativa do plástico prevê o upcycling de polímeros sintéticos reinserindo-os com novos contextos de uso, produzindo objetos utilitários com sacolas plásticas, costura e aviamento.
Objetivos: Introduzir o conceito de cadeia circular e upcycling; promover o pensamento do ciclo de vida considerando nossos resíduos descartados; promover novos hábitos de consumo; produzir uma carteira ou estojo com lona de sacola plástica reciclada e costura.
Convidadas: Professora Kátia Miller e Maria Clara Ferreira (Ufes)
Local: Lab Maker
Horário: 10h30 às 12h
Palestra
Design social no design de joias
Descrição do tema: A apresentação do Projeto Joias da Barra compartilha a experiência do LabDesignJoia, projeto de extensão do curso de Gemologia da Ufes, no desenvolvimento do Design Social, em parceria com o Coletivo Barra de Renda, da Barra do Jucu, Vila Velha (ES). Essa iniciativa foi apresentada na 79ª Feninjer, o maior e mais importante evento do setor joalheiro na América do Sul, realizado em 2024, em São Paulo.
Objetivo: A palestra explora o contexto atual do Design de Joias no Brasil, destacando as oportunidades de atuação para designers de joias e o potencial de ações de Design Social nesse campo, mostrando como o design pode fortalecer comunidades locais e gerar impacto social positivo.
Convidado: Professor Marcos Spinassé (Ufes)
Local: Auditório
Horário: 10h30 às 12h
Palestra
Game Design como ferramenta social de inclusão e sustentabilidade
Descrição do tema: A palestra de Leonardo Zamprogno explora novas formas de atuação no game design, priorizando temáticas regionais e mensagens de impacto social, distantes do eurocentrismo predominante nas produções interativas. Serão apresentados projetos autorais da Mobo Games, como “Capoeira o Jogo”, que narra a origem da capoeira no Espírito Santo, e “Quilombo Survival”, um jogo de sobrevivência focado na defesa de quilombos e no resgate de escravizados. Também serão exibidos “Um Mergulho na Cultur a das Paneleiras”, uma experiência em realidade virtual, e “The Walking Pet”, que incentiva a adoção de animais carentes.
Objetivo: O palestrante discutirá as escolhas de design e dinâmicas de gameplay que reforçam as mensagens necessárias em cada projeto, além de oferecer dicas práticas para a criação de jogos impactantes e o desenvolvimento de projetos para editais culturais. A apresentação contará com vídeos e imagens dos jogos, mostrando como o game design pode ser uma ferramenta poderosa para alcançar as novas gerações de forma lúdica e eficaz.
Convidado: Leonardo Zamprogno
Local: Sala Criativa
Horário: 13h30 às 14h30
Palestra
Design Gráfico e Efeitos Visuais – Conexões e Possibilidades
Descrição do tema: Esta palestra explora a aplicação dos conhecimentos de Design Gráfico na criação de Efeitos Visuais (VFX) para cinema, publicidade e games. Com uma abordagem prática e teórica, a palestra mergulha nas disciplinas fundamentais do design e demonstra como elas se integram para formar uma base sólida para o desenvolvimento de VFX. Entre os temas abordados, estão: a importância da composição visual, o impacto da teoria das cores, a construção narrativa através de vídeo e lingua gem audiovisual, o uso da fotografia e da iluminação para criar cenas realistas e emocionantes, além da gestão de projetos criativos que exigem organização e inovação.
Objetivo: A palestra está orientada para estudantes e entusiastas que buscam entender o papel do design gráfico no universo de efeitos visuais, ampliando a perspectiva sobre áreas de atuação e técnicas que vão além do mercado tradicional de design.
Convidado: André Rios
Local: Sala Criativa
Horário: 15h às 16h30
Palestra
De Vitória para o Mundo – Alcançando o Mercado Internacional
Descrição do tema: A palestra “De Vitória para o Mundo – Alcançando o Mercado Internacional” compartilha a trajetória de um artista que atendeu clientes internacionais.
Objetivo: Com foco na experiência de expandir a atuação para o mercado global, a apresentação oferece insights sobre o processo de conquistar clientes internacionais e as estratégias utilizadas para se destacar no cenário global.
Convidado: Roberlan Paresqui (this is blasé)
Local: Lab Maker
Horário: 13h30 às 14h30
Palestra
Tem Folia nesse Design
Design e Carnaval
Descrição do tema: Assim como em quase todas as atividades profissionais, “projeto” parece ser mesmo a palavra mágica para o sucesso de uma produção. No caso do Design, desde o início do ciclo acadêmico, o mantra de que sem o uso de uma metodologia adequada certamente o objetivo a ser alcançado se tornará mais difícil e as soluções para o problema proposto pode não ser eficiente, é repetido à exaustão. Esses processos, aliados à abrangente aplicação do conceito de Design e m diferentes campos de atuação tem permitido que experiências metodológicas usadas por designers sejam aplicadas a projetos nas mais diferentes áreas.
Objetivo: Essa perspectiva foi abordada pelo palestrante no Projeto de Graduação chamado “Um Projeto de Design e Carnaval”, apresentado em 2006, onde ele procura identificar a presença de conceitos inerentes ao Design na construção de um desfile de escola de samba, com o objetivo de transformar ideias abstratas em formas materiais investidas de significado e função. A roda de conversa sobre o tema, quase 20 anos depois é atual e muito relevante, posto que outros elementos precisam ser incorporados a esse assunto, como a sustentabilidade do projeto , por exemplo.
Convidado: Anclébio Jr. (c/ Imperatriz do Forte)
Local: Lab Maker
Horário: 15h às 16h30
Palestra
As letras precisam dançar!
Descrição do tema: A palestra tem como tema a produção de materiais didáticos e paradidáticos indígenas com, e não sobre, os povos originários do Sudeste.
Objetivo: O que as experiências criativas a serem compartilhadas ensinam na prática é que as metodologias, diretrizes e referências aprendidas na academia são majoritariamente fundamentadas na epistemologia ocidental dominante, herdeira das civilizações europeias, que, apesar de ter se imposta como “universal”, muito se difere de outras epistemologias, como as indígenas. Assim, tanto a forma de se elaborar as produções, quanto os princípios que geralmente guiam a edição e diagramação dos conteú dos de uma composição gráfica, são tensionados por uma outra forma de se produzir e partilhar conhecimentos, de ser e viver em mundos outros. O que mostra como algumas metodologias, diretrizes e referências acadêmicas não podem ser simplesmente transpostas/aplicadas para as produções gráficas desenvolvidas com esses povos.
Convidado: Professora Paula Gobetti (Ufes)
Local: Auditório
Horário: 13h30 às 14h30
Mesa-redonda
Design Improvável: Reinventando Conexões entre Pessoas e Natureza
Descrição do tema e objetivo: Os convidados vão explorar como o design improvável pode gerar soluções criativas que fortalecem as relações sociais e ambientais, desafiando convenções e propondo novas formas de conectar comunidades e o meio ambiente de maneira inovadora e decolonial.
Convidados: Professora Paula Gobetti (Ufes), Professora Cris Ibarra (UFPE) + Convidado.
Local: Auditório
Horário: 15h às 16h30
SEXTA-FEIRA (06/12):
Palestra
Design fora do ES: Minha experiência como Designer na will bank
Descrição do tema e objetivo: A palestrantepretende abordar a sua trajetória profissional dentro e fora do Estado, e como é o dia a dia de trabalho dentro de um time de design in house e a distância em um banco digital de nível nacional.
Convidada: Ana Clara Balarini
Local: Sala Criativa
Horário: 9h às 10h
Atividade
Palestra – Processos criativos em animação – Como produzir um curta animado (em 17 dias ou menos)
Descrição do tema: A palestra se propõe a mostrar as etapas de criação de animação passando pela concepção, pelo planejamento e pela produção de uma animação 2D digital. Passará por uma breve apresentação do grupo de animação DNAnimation, grupo de estudos independente de animação sitiado na Universidade Federal do Espírito Santo (UFES), como ele se organiza e quais foram as suas produções anteriores.
Objetivo: A temática principal da palestra se dará pela apresentação dos alunos e os detalhamentos das etapas de desenvolvimento, pré-produção, produção e pós-produção que foram efetuadas para o funcionamento de uma produção de animação em 17 dias para o evento anual de produção de animação online: AnimaJam. Os concepts, storyboards, testes de animações e outros materiais serão mostrados durante a apresentação. No final, o curta será e xibido de maneira inédita para todos os participantes e, após isso, será encerrado com uma rodada de dúvidas e questionamentos da plateia.
Convidado: DNAnimation (UFES)
Local: Sala Criativa
Horário: 10h30 às 12h
Oficina
Projetando Etnografias Audiovisuais
Descrição do tema: A oficina apresenta elementos de etnografia voltada a projetos que envolvam registros audiovisuais no universo social a ser pesquisado. Serão apresentados os conceitos básicos, exemplos de estudos com ferramentas audiovisuais e a elaboração de projetos pelos participantes.
Objetivo: A partir do que será apresentado, os participantes formarão grupos para elaborar esboços de pesquisas sociais voltadas ou não ao design.
Convidado: Professor José Name (Ufes)
Local: Lab Maker
Horário: 9h às 12h
Palestra
Inter meios do design, consumo e indústria brasileira
Descrição do tema: A palestra destina-se a abordar estratégias inovadoras de realização entre o design e o consumo, com o mote da sustentabilidade pensados através de invenções próprias como o Copo Flor de Lótus e outras.
Objetivo: Com uma análise entre a indústria brasileira, seus desafios para o futuro e os meios alternativos do consumo, provocar nos graduandos um pensamento crítico para abertura de novos horizontes do design, novas aplicações e sugestões para saídas ao óbvio.
Convidado: Douglas Negrisolli
Local: Auditório
Horário: 9h às 12h
Oficina
Criação Esquisita
Descrição do tema e objetivo: A Oficina de Criação Esquisita é uma oficina de desenho livre inspirada no jogo surrealista “cadáver esquisito” (cadavre exquis). Este método surgiu no início do século XX entre artistas surrealistas franceses como uma forma de criação coletiva. No jogo, duas ou mais pessoas, utilizando papéis dobrados, elaboram desenhos sem que possam ver o que o outro produziu, resultando em imagens imprevistas, livres e intuitivas.
Convidada: Carol Cuquetto
Local: Sala Criativa
Horário: 13h30 às 16h30
Palestra
O olhar-sentir-agir esterilizado
Descrição do tema e objetivo: A palestra tem como tema as relações que estabelecemos ou não com os ambientes que habitamos. Os estudos decoloniais, advindos do Grupo Modernidade-Colonialidade, vão destacar que diversas formas de subalternização inscritas no histórico processo de dominação do ‘colonizador’ sobre o ‘colonizado’ permanecem ainda na atualidade, mesmo após o término da colonização. Tais permanências, possibilitadas por um padrão de poder que surgiu como resultado do colonialismo moderno, são chamadas de colonialidades, presentes na dimensão do poder, saber, ser, da natureza/da vida em si. As duas últimas colonialidades colaboram com um processo de esterilização no nosso sentir os ambientes à nossa volta. A tal ponto que nos acostumamos com ambientes hostis, desconfortáveis, defeituosos, perdemos o nosso senso de responsabilidade relacional com o que há a nossa volta, deixamos de habitar os espaços e nos acostumamos a passar de forma estéril por eles.
Convidado: Professora Paula Gobetti (Ufes)
Local: Lab Maker
Horário: 13h30 às 14h30
Oficina
Gestão financeira para negócios criativos
Descrição do tema: Oficina educacional e orientativa que ensina como organizar as despesas e receitas do negócio, definir o custo da hora/trabalho, inserir porcentagens (de lucro, imposto e/ou comissão), definir metas de faturamento e entender qual a capacidade produtiva máxima no mês.
Objetivo: Através da oficina, os participantes terão um entendimento claro de qual valor mínimo devem cobrar por seus projetos para evitar prejuízos.
Convidado: Felipe Nader (Ave Design)
Local: Auditório
Horário: 13h30 às 16h30
Mesa-redonda
Autenticidade e Criatividade: Como Manter a Identidade na Animação ao Atender ao Mercado
Descrição do tema e objetivo: A atividade foca em como os estudantes e profissionais de animação podem criar projetos que preservem sua identidade criativa e autenticidade, enquanto adaptam suas obras para as demandas e características específicas do mercado local, seja para negócios, educação ou cultura.
Convidado: Comboio e DNAnimation (UFES)
Local: Lab Maker
Horário: 15h às 16h30
SÁBADO (07/12):
Maratona Criativa – Design lab: do sketch ao sucesso
Descrição do tema e objetivo: Em parceria com Sebrae e Distrito Criativo, a Maratona Criativa SDesign propõe o desenvolvimento de soluções reais para o Centro de Vitória, com premiação, consultoria especializada e networking para os participantes.
Convidado: Consultora Camila Rocha (SEBRAE) + Distrito Criativo
Local: Lab Maker
Horário: 9h às 16h30
Palestra
Ilustração: possibilidades e carreira
Descrição do tema e objetivo: A palestrante propõe uma conversa sobre as possibilidades no mercado de ilustração, a intersecção com o papel do designer e a busca por estabilidade em uma carreira independente. Da prospecção de clientes à entrega, o ofício de ilustradora como profissão integrada ou à parte do design.
Convidada: Amanda Lobos