Nesta 6ª edição, a caminhada é dividida em dois trechos que acontecem em finais de semana diferentes: dias 20 a 21 de julho (Fazenda do Centro x Castelo; Usina São Miguel x Igreja Nosso Senhor dos Passos) e 17 a 18 de agosto (Igreja Nosso Senhor dos Passos x Paineras até a Igreja Nossa Senhora do Amparo)
Dezenas de peregrinos iniciaram no final de semana, a rota “Caminhos do Amparo” e percorreram os primeiros 37 quilômetros rumo à Igreja Matriz Nossa Senhora do Amparo, em Itapemirim, litoral sul. O trajeto completo possui mais de 100 quilômetros e atravessa os municípios de Castelo, Cachoeiro de Itapemirim e Itapemirim (ES).
Na noite da última sexta-feira (19), 29 peregrinos saíram da Matriz de Itapemirim e seguiram rumo ao Casarão da Fazenda do Centro, no interior da cidade de Castelo. Localizado a oito quilômetros do Centro e a dois quilômetros da ES-166, após a recepção, na Capela Santo Agostinho, os romeiros participaram da Santa Missa presidida pelo frei Cleber Abel dos Santos, pároco de Itapemirim e concelebrada pelo vigário paroquial, frei Luiz Fernando Turque Duarte. Os religiosos também participam da peregrinação.
“As minhas impressões são as melhores possíveis, pois vejo, nesta caminhada, a fé e a determinação desse povo. Além disso, esse trajeto marca a história dessa santa (Nossa Senhora do Amparo) que é co-padroeira da Diocese de Cachoeiro de Itapemirim e completa ano que vem (2025), 400 anos da sua chegada ao Espírito Santo”, afirmou frei Cleber Abel.
A caminhada teve início na madrugada do sábado (20). Após pernoitarem no Casarão, às 04 horas, os fiéis percorreram os municípios de Castelo e Cachoeiro. No trajeto, além de roupas confortáveis, água e bastões de trilhas, os romeiros levaram também muita disposição.
“São muitos quilômetros, é cansativo, mas vale muito a pena!” expressou Euvani Carlos Lourencini. “Só neste primeiro dia, estivemos na Matriz Nossa Senhora da penha, no Centro de Castelo, também passamos pelo Santuário de Aracuí, chegamos à Cachoeiro por Conduru e, na Matriz de Itaoca Pedra, vamos pernoitar porque amanhã começa tudo novamente”, finalizou.
Nesta 6ª edição, a caminhada é dividida em dois trechos que acontecem em finais de semana diferentes: dias 20 a 21 de julho (Fazenda do Centro x Castelo; Usina São Miguel x Igreja Nosso Senhor dos Passos) e 17 a 18 de agosto (Igreja Nosso Senhor dos Passos x Paineras até a Igreja Nossa Senhora do Amparo). Os percursos são cuidados por voltários que prestam auxílio aos romeiros com pontos de apoio e orientação. Ontem, domingo (21), a caminhada foi retomada às 04 horas.
Fonte: Diocese de Cachoeiro