A Federação das Indústrias do Espírito Santo (Findes) acredita que o Estado possui potencial para desenvolver uma Agência de Atração de Investimentos, que impulsione a prospecção estratégica de investidores, com foco na diversificação e desenvolvimento econômico.
E uma das ações para viabilizar a ideia foi uma visita de representantes da Federação capixaba e do Governo Estadual, nesta quarta-feira (08), à Federação das Indústrias de Santa Catarina (Fiesc) para um benchmarking.
O intuito foi conhecer detalhes da Agência de Investimentos já criada pela Federação catarinense junto com o Governo, e ser um ponto de partida que auxilie na estruturação de um modelo similar no Espírito Santo.
Vale lembrar que essa demanda foi apontada na Agenda da Indústria Capixaba, documento construído pela Findes de forma coletiva e organizada pelo Observatório da Indústria, e entregue aos candidatos do Executivo e Legislativo no ano passado, durante as eleições.
“A Findes pretende contribuir no projeto com a estrutura de inteligência de dados que já possui por meio do Observatório da Indústria. E assim, ser a porta de entrada para fortalecer a estrutura do Estado em receber e apresentar as potencialidades, diferenciais e vocações do ES para os investidores”, destacou o gerente executivo de Relações Institucionais da Findes, Leonardo de Paula.
As oportunidades enxergadas pela Federação capixaba já haviam sido apresentadas ao vice-governador do Espírito Santo, Ricardo Ferraço, que junto à administração estadual tem dado atenção especial ao tema.
O grupo capixaba também visitou o projeto de Internacionalização de Empresas desenvolvido pela Fiesc, além da Academia de Negócios.