A presidente da Findes, Cris Samorini se reuniu ontem, segunda-feira (23), com os governadores do Espírito Santo, Renato Casagrande, de Goiás, Ronaldo Caiado, e de Minas Gerais, Romeu Zema. Na pauta dos encontros, a apresentação do projeto do Corredor Centro-Leste ligando os três estados. Também faz parte da comitiva capixaba o secretário de Estado de Desenvolvimento, Marcos Kneip.
Uma das iniciativas do projeto é a melhoria do Corredor Centro-Leste, para ligar os portos da Região Metropolitana de Vitórias aos estados de Goiás e Minas Gerais pela Ferrovia Centro Atlântica (FCA) e pela Estrada de Ferro Vitória-Minas (EFVM), respectivamente.
Pela manhã, Cris Samorini e o governador Casagrande estiveram com Ronaldo Caiado, em Goiânia. Na ocasião, Casagrande destacou a importância do projeto e ratificou a excelente oportunidade logística entre os três estados.
Cris Samorini observou: “Os investimentos da renovação da FCA, na malha ferroviária ligando ao litoral capixaba, serão fundamentais para que possamos consolidar esse corredor, ampliando o volume de cargas para os portos do ES e tornando nossa infraestrutura mais eficiente e competitiva. Em Goiás, essas alternativas de escoamento são consideradas de grande importância. Há relevantes projetos de expansão da agroindústria que já estão previstos. O aumento da nossa competitividade garante a atratividade de novas cargas”.
Já o governador Casagrande destacou:
“Gostaria de agradecer ao governador [Ronaldo] Caiado, que está nos recebendo muito bem. Uma reunião técnica e uma grande articulação regional. Queremos unificar as ações de Goiás, Minas Gerais e Espírito Santo em torno de um projeto que melhore a eficiência logística. O Corredor Centro-Leste é uma excelente oportunidade para o Brasil, com pouco investimento e que viabiliza logística de transporte de grãos e produtos industriais com muita produtividade”.
Casagrande também apontou os benefícios da iniciativa em termos de aumento da competitividade do País. “Goiás é um grande produtor, por exemplo, e aumentando a eficiência logística, você reduz o custo final ao consumidor, aumentando também a competitividade do Brasil. Hoje o custo Brasil em espera no porto, em transporte, é alto e se resolve com logística”, frisou.
O governador de Goiás, Ronaldo Caiado, elogiou a proposta do governador Casagrande e ressaltou os benefícios em aproximar os Estados.
“Todos nós goianos estamos felizes em receber o (Renato) Casagrande, governador experiente e de destaque no cenário nacional, que traz uma proposta alternativa que oferta a Goiás um transporte mais barato, célere e dando mais competitividade a toda nossa indústria, mineração e agropecuária. Todos nós abraçamos essa alternativa de chegarmos aos portos do Espírito Santo. Temos alternativa do Porto de Santos, Maranhão e se conseguirmos convalidar essa proposta até o Espírito Santo, teremos um custo e trajeto menor e um porto que tem capacidade de receber grandes navios. O que nós sempre lutamos foi que o Corredor Centro-Leste tivesse uma condição de competitividade para que os estados do interior tenham a mesma condição de competitividade dos estados litorâneos”, pontuou Caiado.
Cris e o governador do Espírito Santo seguiriam para Minas Gerais, para apresentar o projeto no final da tarde desta segunda-feira para o governador Romeu Zema.