Fotógrafos amadores e profissionais de todo o Espírito Santo podem enviar suas participações até dia 11 de junho. 20% do total de vagas da Mostra de Fotografia serão destinados a negros, indígenas, mulheres, LGBTQIAP+ e pessoas com deficiência
“O que atravessa os fotógrafos capixabas em seus caminhos? Quais memórias as cidades preservam?” É o que pretende responder a Mostra de Fotografia Capixaba: “A cidade se faz no caminho”, idealizada pela premiada fotógrafa e artista Taynara Barreto, residente em Alegre (ES). A ideia é que fotógrafos de todo o Estado enviem olhares sobre suas cidades do coração para a exposição.
As inscrições da convocatória estão abertas para fotógrafos de todo o Espírito Santo, amadores ou profissionais, maiores de 18 anos, do dia 28 de maio ao dia 11 de junho. O resultado será publicado dia 15, e vai virar exposição on-line, no site do projeto, e presencial, nas ruas de Alegre. Cada artista poderá enviar uma única foto por meio do endereço eletrônico https://acidadesefaznocaminho.com/.
“Cada olhar vai enxergar alguma coisa pelo caminho , e assim se monta a mostra, incentivando o turismo no Espírito Santo e exaltando nosso orgulho de sermos capixabas. Cada foto vai fazer parte desta importante ferramenta de cultura. Queremos também gerar um senso de comunidade para inspirar as pessoas. A cidade se faz no caminho tem muito disso, de percebermos e nos reconhecermos nos nossos caminhos”, explica Taynara.
As fotografias selecionadas farão parte da exposição virtual no site da Mostra de Fotografia Capixaba: A cidade se faz no caminho, e também da intervenção urbana nas ruas do município de Alegre. Como ferramenta de acessibilidade o projeto pensou em materiais impressos em braille com informações da exposição. Parte da tiragem deste material deverá ser distribuída gratuitamente nos sinais do centro de Alegre para a sociedade, outra remessa doada para a Casa da Cultura de Alegre, alguns exemplares doados para a Biblioteca Municipal de Alegre e o Instituto Luiz Braille do Espírito Santo.
O projeto, contemplado pela Lei Paulo Gustavo, da Secretaria de Cultura do Estado, é um desdobramento do projeto vencedor do XVI Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia, proposto por Taynara Barreto em 2021. Na época, a artista propôs aos participantes, todos não fotógrafos, uma oficina sobre mobgrafia, realizou uma caminhada fotográfica com a reflexão de valorização da alteridade urbana pós-pandêmica e seus impactos na cidade de Alegre, sul do Estado. O projeto auxiliou no entendimento da preservação da memória, contexto histórico, sócio-cultural, fortalecimento do turismo e o reconhecimento da importância de cidades interioranas, assim como aproximou o fazer artístico da sociedade civil.
A organização da Mostra de Fotografia irá priorizar a seleção de candidatos moradores e moradoras de bairros atendidos pelo Projeto Estado Presente. Além disso, 20% do total de vagas da Mostra de Fotografia serão destinados a negros, indígenas, mulheres, LGBTQIAP+ e pessoas com deficiência.
O edital completo e a ficha de inscrição encontram-se disponíveis no site https://acidadesefaznocaminho.com/