O drama “Não Volte Mais”, que terá lançamento no dia 27 de março, na Casa da Cultura de Alegre, aborda o reencontro entre dois irmãos em trama cercada por dilemas humanistas
O reencontro entre dois irmãos após longo período de afastamento é o ponto de partida do filme “Não Volte Mais”, que terá pré-estreia no dia 27 de março, às 20h, na Casa da Cultura do município de Alegre, no sul do Estado. Com direção de Danyel Sueth e Diego Scarparo, o drama foi selecionado pelo Edital 022/21 – Produção de Curta e Média-metragem de Ficção e Animação, da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES), e posteriormente entrará no circuito de festivais e mostras independentes.
No roteiro, Beni (Danyel Sueth) vai visitar o irmão mais velho, Nicolas (Ivan Forneron), na antiga casa da família onde foram criados. A trama se passa numa cidade pequena, no interior do país, onde a vida das pessoas é comum umas às outras e muitos tabus e julgamentos podem permanecer vivos para sempre.
Beni traz consigo uma marca do passado da qual ele não consegue se desvencilhar. Nicolas, por sua vez, tenta protegê-lo em nome da união familiar. Ao longo do enredo os sentimentos conflitantes dos irmãos serão postos à prova até chegar a um desenlace surpreendente.
De acordo com o diretor, ator e roteirista Danyel Sueth, “Não Volte Mais” se propõe a envolver o espectador dentro de um contexto repleto de valores humanistas, com a história sendo desvendada em camadas. Não por acaso, entre suas referências estão cineastas que valorizam o cinema como espelho da vida e de suas idiossincrasias, a exemplo de Ingmar Bergman, Michael Haneke, Laís Bodanzky, Noah Baumbach e Hagai Levi. “O filme é essencialmente sobre humanidade, sobre as relações que se criam e o que se é capaz de fazer em nome desses laços”, afirma.
Danyel Sueth conta que a ideia do filme nasceu do seu olhar sobre uma casa que serviu de locação para as filmagens, localizada em Alegre. Do cenário bucólico do local veio a inspiração para o roteiro. “A casa já tinha um aspecto cultural, quase vivo, é um personagem em si. Então criei a história de dois irmãos que têm uma relação íntima com esse ambiente, a direção de arte caracterizou o que precisávamos e rodamos o filme”, observa.
Apesar de ter sido rodado em Alegre, “Não Volte Mais” evita enquadrar-se em uma territorialidade específica. O espectador terá a percepção de que se trata de uma cidade do interior marcada por costumes que se repetem em várias regiões do país, com os dilemas morais dos protagonistas vindo à tona na medida em que o média-metragem de 35 minutos se desenrola.
Multilinguagem
“Não Volte Mais” é a primeira experiência de Danyel Sueth em cinema. Artista multilinguagem, sua escola é o teatro, no qual desenvolve projetos de pesquisa e criação com o Grupo Teatral Caparaó. Na música, atua em carreira-solo e como vocalista e guitarrista da banda de rock Estado de Sítio, que está completando 23 anos de estrada e possui dois álbuns lançados. Paralelamente produz trabalhos na área literária, tendo publicado os romances “Os Dalmarco” (2017, Ed. Cousa) e “Depois que o Sol se Põe” (2019, Ed. Patuá), ambos premiados pelo Edital de Produção e Difusão Liter&aa cute;ria da Secult-ES.
Para a codireção de “Não Volte Mais”, Danyel convidou o experiente realizador Diego Scarparo, que possui mais de 60 seleções em festivais de cinema e TV, bem como 13 premiações. Entre os filmes dirigidos por ele destacam-se “Este é o seu Corpo” e “A Mesa no Deserto”, lançados em 2017. “Tenho a certeza de que a realização do filme só foi possível graças à parceria com o Scarparo. Primeiro pelo olhar treinado dele e por sua desenvoltura no set, e segundo porque eu também estava como ator, então era mais do que n ecessário um olhar de fora para construir e registrar cada cena”, comenta Sueth.
Na visão de Diego Scarparo, o clima de harmonia e confiança entre a equipe foi fundamental para o êxito das filmagens. “Foi um dos sets mais tranquilos em que trabalhei. Danyel confiou em mim não só para a direção, como também para orientá-lo durante todo o processo. Vi nele uma concentração muito grande, como se ele fosse entrar no palco. Vi também um cuidado na escolha das cenas na edição, o que se refletiu bastante na potência de cada take”, observa.
- CONFIRA:
Filme “Não Volte Mais”
Direção: Danyel Sueth e Diego Scarparo
Estreia: 27 de março (quarta-feira)
Horário: 20h
Local: Casa da Cultura e Instituto Histórico e Geográfico de Alegre (antiga estação ferroviária) – Praça Bernadino Monteiro, 145-169, Vila Reis, Alegre – ES, 29.500-000
Entrada: gratuita
Capacidade: 50 pessoas
Este filme foi realizado com recursos do FunCultura, através do edital 022/2021 da Secretaria de Estado da Cultura (Secult-ES)
- FICHA TÉCNICA:
Direção: Danyel Sueth e Diego Scarparo
Elenco: Danyel Sueth e Ivan Forneron
Roteiro: Danyel Sueth
Direção de Fotografia: Lourenço Diniz
Direção de arte: Djanira Bravo
Produção: Taynara Barreto
Preparação de elenco: Luiz Carlos Cardoso
Figurinos: Flaviane Fonseca
Maquiagem: Vitória Borel
Trilha sonora: Lucas Arruda
Som direto: Marcio Vianna Filho
Still: Marcela Bicalho
Edição e cor: Lourenço Diniz
Desenho de som: Marcio Vianna Filho
Assistente de fotografia: Paulo Cesar Paraizo
Assistente de produção: Flaviane Fonseca
Assistente de arte: Kauã Souza
Taxista: Elizeu Pires
Assessoria de imprensa: José Roberto Santos Neves
Designer gráfico: Vangelis Santos
Consultoria de roteiro: Alexandre Serafini
Música “Amor Vazio”: Aluízio Junior e Aroldo Sampaio
Realização: Núcleo Produções Artísticas e Global Village
Apoio: Secretaria de Estado da Cultura do Estado do Espírito Santo
- ACOMPANHE INFORMAÇÕES DO FILME “NÃO VOLTE MAIS”:
Instagram: https://www.instagram.com/danyelsueth
Facebook: https://www.facebook.com/danyel.sueth.9