Presidente Kennedy deu mais um passo no caminho do desenvolvimento econômico sustentável, para que no futuro seja menos dependente dos royalties do petróleo. Na manhã desta sexta-feira (8), foi assinado o contrato com a empresa Apolo Energia Solar que irá instalar uma usina fotovoltaica no município, com investimento de R$ 9,2 milhões, financiado pelo Bandes, por meio do Fundesul Presidente Kennedy.
Participaram da cerimônia de assinatura do documento o vice-governador e secretário estadual de Desenvolvimento Econômico, Ricardo Ferraço, o prefeito Dorlei Fontão, o diretor de Negócios do Bandes, Marcos Kneip, o presidente da Assembleia Legislativa, Marcelo Santos (Podemos), e o deputado Allan Ferreira (Podemos), além do representante da empresa, Victor Abikair, entre outras autoridades.
A usina será instalada numa propriedade rural do município, gerando empregos tanto na fase de construção quanto na sua operação, contribuindo para elevar a receita fiscal e movimentar a economia da cidade. “Presidente Kennedy tem muito orgulho em saber que esta e outras empresas estão vindo para cá, isso vai trazer ainda mais dignidade para nosso povo”, disse o prefeito.
Ao discursar, Dorlei fez questão de frisar a seriedade com que os recursos do Fundesul (Bandes) estão sendo aplicados no município. “O banco está de portas abertas para qualquer um que queira investir aqui, mas não é só vir e pegar o dinheiro, tem que fazer mesmo, aqui a coisa é séria”, frisou.
O vice-governador lembrou que os recursos do Fundesul podem ajudar a financiar outras empresas importantes do estado que planejam se instalar em Kennedy, algumas já em fase de negociação.
“O prefeito tem nos cobrado muito, porque este fundo já existe há algum tempo, mas estava meio travado (grifo da redação). Resolvemos isso e hoje Kennedy é o único município capixaba que tem um fundo com estas características, competitivo, oferecendo condições melhores do que em qualquer outro município do país”, ressaltou.
Ricardo Ferraço destacou ainda que existem mais dois projetos em análise, bem adiantados, para que sejam construídas outras usinas de geração de energia solar em território kennedense. “Nós temos aqui uma vocação extraordinária para esses investimentos. Estamos conversando com a EDP, que vai precisar melhorar a estrutura de energia local para dar conta destes investimentos”, disse.
Por fim, o vice-governador lembrou que na carteira de prospecção de negócios que o Bandes está fazendo, existem novos investimentos para gerar emprego e novas oportunidadee de negócios no município. “Temos uma indústria que fornece para o segmento de petróleo e gás, temos a Transportadora Jolivan, que tem potencial de trazer parte de sua estrutura para cá, e mais três projetos de usinas fotovoltaicas”, enumerou.
Uma cidade próspera
Durante o evento, o deputado Marcelo Santos elogiou o prefeito pela iniciativa e pela forma com que vem conduzindo Presidente Kennedy. Ele lembrou do desafio que Dorlei enfrentou desde que assumiu a Prefeitura.
“Era uma cidade desacreditada e o prefeito mudou essa história. Hoje a população kennedense vê aqui, com constância, o governador, o vice-governador, o presidente do Tribunal de Justiça, o chefe do Ministério Público, enfim, hoje todos acreditam em você e no seu trabalho, Dorlei”, destacou.
Protocolo de Cooperação
Também nesta sexta-feira foi assinado um protocolo de cooperação técnica entre o Bandes e a Prefeitura que visa facilitar a captação de empresas “para transformar Presidente Kennedy numa cidade inteligente”, segundo disse o diretor do Bandes, Marcos Kneip.
“Com esse projeto, vamos fazer a modelagem, de forma gratuita para o município, visando atrair empresas para gerar energia renovável a fim de suprir a demanda de todos os órgãos da Administração Municipal. E também para o cabeamento de fibra óptica entre os equipamentos públicos, promovendo a segurança cibernética, o videomonitoramento e a internet (wi fi) gratuita. Enfim, um conjunto de ações que teremos em breve, assim que lançarmos o edital”, concluiu.
O que é o Fundesul?
O Fundesul Presidente Kennedy é um fundo de investimento que apoia projetos de negócios que resultem, direta ou indiretamente, em geração de emprego e renda no município, de forma alinhada ao Plano de Desenvolvimento Econômico e Social local.