Informação relevante foi levantada pelo site japonês Best Car Web. Segundo o veículo especializado, o sistema de propulsão híbrida da Toyota para veículos utilitários robustos tomará como base propulsores diesel.
De acordo com a apuração do site, os motores térmicos poderão ser o novo 2.5 diesel ou o 3.5 V6, que serão associados a um propulsor elétrico.
O conjunto mecânico eletrificado fará sua estreia em 2023 na próxima geração do Toyota Land Cruiser Prado. Posteriormente, ele será aplicado em outros utilitários de carroceria sobre chassi, como a Hilux e o SW4 em suas próximas gerações.
Provavelmente, no caso da picape média, o conjunto escolhido deverá ser baseado no propulsor 2.5.
Nova Hilux
A mecânica híbrida deverá elevar consideravelmente a eficiência da picape, resultado em números de potência e torque superiores, performance ainda melhor e baixo consumo. A novidade também vai colaborar para reduzir os níveis de emissões dos veículos, algo cada vez mais importante com a perspectiva de endurecimento das normas no longo prazo.
Dependendo da combinação que a Toyota resolver adotar para sua mecânica híbrida, também é possível instalar o motor elétrico no eixo traseiro, com isso oferecendo tração integral ao modelo de uma forma bem mais sofisticada em relação ao tradicional sistema por eixo cardã.
Como o motor elétrico entrega alto nível de torque a todo momento, ele também deverá contribuir para favorecer a capacidade de carga e reboque dos veículos.
A previsão é que a nova geração da Toyota Hilux faça sua estreia global entre 2024 e 2025, preservando a produção na Argentina ao lado do SUV derivado SW4. A estreia no Brasil deverá ocorrer no período em questão.