Com o objetivo de utilizar os jogos eletrônicos inclusivos como ferramenta terapêutica complementar para tratamento de pessoas com deficiência, síndromes e/ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), o deputado Capitão Assumção (PL) apresentou iniciativa para criar o programa “Gameterapia Inclusiva”.
O tratamento terapêutico previsto no Projeto de Lei (PL) 290/2024 poderá ser realizado nas dependências das instituições públicas ou privadas, em sessões que poderão ser individuais ou em grupos, por profissionais terapeutas devidamente capacitados.
Conforme a proposta, o tratamento por meio da gameterapia deverá incluir avaliações qualitativas periódicas, visando atender os objetivos terapêuticos individualizados, que serão identificados pelos fisioterapeutas, terapeutas ocupacionais e/ou profissionais capacitados da área em questão.
Para justificar a iniciativa, Capitão Assumção argumenta que o programa Gameterapia Inclusiva, conhecido como terapia de jogos, faz uso de videogames e aplicativos interativos como ferramentas terapêuticas destinadas a crianças com TEA, estimulando o desenvolvimento de habilidades sociais, cognitivas e motoras.
“Os jogos podem ser personalizados para atender às necessidades específicas de cada criança, oferecendo um ambiente controlado e estruturado, o que é particularmente relevante para aquelas que podem ser sensíveis a estímulos sensoriais”, argumenta o parlamentar.
Tramitação
O PL 290/2024 tramitará nas comissões de Justiça, Saúde e Finanças.
![[Gameterapia] Tecnologia poderá ser aliada em tratamento terapêutico no Espírito Santo](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2024/07/capa_47164_Gameterapia03072024GovernodeGoias-750x459.jpg)


![[Itapemirim] Programa Saúde em Movimento chega a novas localidades do município](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2025/11/Itapemirim-onibus-saude-em-movimento-350x250.jpg)




