O aniversário de 490 anos de Vila Velha se aproxima e o melhor presente da atual gestão, ao povo canela-verde, tem sido o contínuo processo de transformação que está levando o município a se tornar referência nacional em diversas áreas.
Reconhecida por ser a cidade com a melhor gestão fiscal do Brasil, Vila Velha também lidera rankings nacionais e estaduais de transparência, inovação, qualificação de servidores, poder de consumo, desenvolvimento imobiliário e turístico, desburocratização e abertura de novos negócios.
São resultados que colocam Vila Velha entre os mais promissores do país e do mundo, com avanços expressivos que refletem o trabalho sério – feito com planejamento e compromisso –, pela administração do município.
“Reconhecimento não se resume apenas a números e conquista de prêmios: ele mostra que estamos no caminho certo, com uma gestão moderna, responsável e comprometida com as pessoas. Vila Velha hoje é referência em transparência, tecnologia, qualificação e desenvolvimento econômico. Isso é fruto de muito trabalho, planejamento e respeito ao dinheiro público. Cada conquista representa mais oportunidades, mais investimentos e mais qualidade de vida para a nossa população. O sucesso de Vila Velha não é o sucesso do prefeito. É o sucesso do povo. É o sucesso de toda a cidade”, salienta o prefeito Arnaldinho Borgo.
Confira as principais credenciais de Vila Velha conquistadas pela atual gestão
- 1º lugar do Brasil nos indicadores “Autonomia” e “Gastos com Pessoal”, do Índice Firjan de Gestão Fiscal (IFGF)
- 1º lugar no Estado e 20º do Brasil, no Ranking Nacional dos Municípios com Servidores mais Qualificados (Centro de Liderança Pública – CLP)
- 1º lugar do Espírito Santo em “Tecnologia e Inovação” e 24º lugar do Brasil no Ranking Nacional de Cidades Inteligentes (Connected Smart Cities – Grupo Necta)
- 1º lugar em Transparência Pública no Espírito Santo (ONG Transparência Capixaba e Movimento ES em Ação)
- 1º lugar em Poder de Consumo do Espírito Santo (R$ 23 bilhões) e 44º lugar do Brasil (IPC Maps 2024)
- 1º lugar no Prêmio Band Cidades Excelentes (Instituto Aquila e Rede Bandeirantes de Comunicação)
- Triplo “A” no Ranking Brasileiro de Confiabilidade de Informações Contábeis (Tesouro Nacional)
- “Triplo A” em “Capacidade de Pagamento” (Tribunal de Contas do Estado do Espírito Santo)
- Nota “A+” no Ranking de Informações Contábeis e Fiscais (Tesouro Nacional)
- Selo Ouro no Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), da Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon)
- Selo Diamante no programa “Cidade Empreendedora” (Sebrae)
- Uma das 1.000 melhores cidades do mundo (Ranking Global Cities Index 2024/Oxford Economics – Reino Unido)
- Bicampeã do Prêmio Ibero-Americano de Destino Turístico Inteligente (DTI) da América Latina, nas categorias “Promoção e Marketing” e “Sustentabilidade Ambiental”
- Destino turístico mais procurado no Estado pelo aplicativo “Airbnb”
- Menor tempo médio para a abertura de novas empresas no Espírito Santo e segundo menor da Região Sudeste do Brasil (Ranking RedeSim)
- Melhor cidade do Espírito Santo para se empreender e 23ª do país (Índice de Cidades Empreendedoras – ICE) da Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
- Maior canteiro de obras do Estado: concentra 48,9% de todos os novos lançamentos imobiliários feitos no Espírito Santo (Censo Imobiliário Sinduscon-ES)
- Recordista estadual em abertura de novas empresas (29.357 empresas abertas no período de 2021 a 2024)
- Concentra 17% de todos os novos empreendimentos estabelecidos no Estado
- Município capixaba com maior número de empresas em funcionamento (75.278 empresas)
- Maior número de Microempreendedores Individuais formalizados no Estado: 60 mil MEIs
- Sala do Empreendedor certificada com o Selo Diamante (Sebrae)
- Principal complexo portuário capixaba (movimenta 92% de todas as cargas gerais do Estado)
- Principal hub do Brasil em importações de veículos elétricos
- 2º destino turístico brasileiro mais procurado no site de viagens “Booking.com”
- 2ª maior valorização imobiliária do Brasil / Índice Fipzap
- 6ª cidade turística mais inteligente do Brasil e único município do Espírito Santo escolhido como “Destino Turístico Inteligente” (Ministério do Turismo)
- 6º município ª cidade do Brasil com “Melhor Capital Humano” no ranking da Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
- 11ª cidade do Brasil com melhor “Cultura Empreendedora”, no ranking da Escola Nacional de Administração Pública (Enap)
- Líder capixaba em desburocratização
- Melhor ambiente de negócios do Espírito Santo
- Cidade que mais cresce no Estado
- Principal polo gerador de empregos no ES (CAGED)
- Executa o maior pacote de investimentos da sua história: R$ 3,5 bilhões



![[Vídeo] Dorlei Fontão reassume Prefeitura de Kennedy nos braços do povo](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2025/11/8197291d-11be-4652-b2f7-5d3eae1add09-350x250.jpg)
![[Anchieta] Renan Delfino recebe pelo segundo ano consecutivo o Troféu Presidente Destaque Nacional da UVB](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2025/11/e13633c0-ec62-4653-8eaf-1e38ad922a64-350x250.jpg)



