O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande (PSB), anunciou, na tarde desta segunda-feira (11), em transmissão realizada diretamente do Palácio Anchieta, sede do Governo Estadual, em Vitória, que irá disputar as eleições majoritárias de outubro, tentando a permanência no cargo.
O anúncio foi realizado em transmissão ao vivo pelas redes sociais. Durante o discurso, ele disse que ficando no cargo poderá acelerar outras ações. “Se nós não tivéssemos desafios, não teria razão de colocar meu nome para estar debatendo o processo eleitoral, agora como pré-candidato. É o dever da responsabilidade que me chama” – disse o governador.
O seu companheiro de chapa na condição de candidato a vice-governador não foi revelado. Sozinho durante toda a transmissão, Renato Casagrande apenas adiantou que a definição será em conjunto com os partidos que estão discutindo as alianças.
No mercado político capixaba, a disputa pela indicação dos nomes que irão compor a chapa majoritária com Renato Casagrande tem acirrado os ânimos tanto na frente de partidos da esquerda quando da direita, entre os que já declararam apoio ao governador.
Saiba mais
Natural de Castelo, na região Sul do Espírito Santo, Casagrande é engenheiro florestal e bacharel em Direito. Ele é filiado ao PSB desde 1987 e já foi deputado estadual, deputado federal, vice-governador e secretário de estado.
No Senado, Casagrande foi líder do Partido Socialista Brasileiro (PSB) e secretário-geral da Executiva Nacional da sigla.
Renato Casagrande pode ir para a quinta disputa ao governo do Espírito Santo. Em 1998, na primeira tentativa, ficou em 3º lugar.
Na segunda, em 2010, foi eleito com 82,30% do total de votos válidos. Já na tentativa de reeleição, em 2014, perdeu para Paulo Hartung (MDB) e ficou em 2º.
Em 2018 foi eleito para mais um mandato como chefe executivo estadual, com 55,49% dos votos válidos.
Com informações complementares do portal G1