O governador Renato Casagrande anunciou, pelas redes sociais, na tarde desta quarta-feira (31), às 15h00, o nome do novo titular da Secretaria Estadual de Justiça (Sejus). Quem vai assumir é Rafael Pacheco, atual subsecretário de Inteligência Prisional (Subip), na própria Sejus. A data da posse ainda não foi divulgada.
Rafael entra no lugar de André Garcia, que foi chamado pelo ministro da Justiça, Ricardo Lewandowski, para comandar a Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) do Ministério da Justiça e Segurança Pública.
![](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2024/01/andre-garcia.png)
Garcia deverá ser oficialmente anunciado no cargo pelo presidente Lula durante a cerimônia de posse de Lewandowski, agendada para amanhã, quinta-feira (1º), no Palácio do Planalto.
Credenciais
O novo chefe da Sejus, Rafaqel Pacheco, é graduado em Direito pela Universidade de Vila Velha, especialista em Direito Penal Econômico Europeu pela Universidade de Coimbra, Portugal e em Inteligência de Segurança Pública pela Universidade de Vila Velha. Também é mestre em Políticas Públicas e Processo pela Faculdade de Campos, no Rio de Janeiro.
Foi Policial Rodoviário Federal de 1994 a 2004 e, desde 2005, é agente de Polícia Federal, onde exerceu, entre outras funções, a de Oficial de Ligação da Polícia Federal na Guiana, de 2018 a 2020. Já atuou em todos os Estados do País e em mais de 40 países no desenvolvimento de investigações criminais.
Em janeiro de 2023 assumiu a Subsecretaria de Inteligência Prisional.