Empresa precisa cadastrar frota compatível para reativar outros trechos; Agência atendeu ainda ao pedido de 14 empresas para fretamento
Em Portaria Sufis publicada ontem, sexta-feira (02), o Superintendente de Fiscalização de Serviços de Transporte Rodoviário de Cargas e Passageiros da ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), Felipe Ricardo da Costa Freitas, decidiu revogar a Portaria Sufis nº 59, publicada em 28 de julho de 2022, que suspendera de forma cautelar todas as linhas da Viação Caiçara/Kaissara Ltda do Grupo Itapemirim, em Recuperação Judicial.
Por nova portaria publicada nesta sexta-feira, 02 de setembro de 2022 (Sufis nº 66), a ANTT autoriza manter ativas 10 linhas operadas pela Kaissara, todas com partidas do estado de São Paulo, nove da capital, e uma de Santos.
A Kaissara operava linhas de alta demanda e consideradas nobres no mercado, como a rota Rio de Janeiro a São Paulo – pela portaria publicado hoje estas estão liberadas para operação. Outra rota importante, São Paulo a Curitiba, segue suspensa.
A medida cautelar, no entanto, segue válida para os restantes dos trechos que a Kaissara detém “até a decisão de mérito do Processo Administrativo Ordinário ou até que seja cadastrada frota compatível com as linhas a serem reativadas”.
As rotas que a empresa da Itapemirim pode voltar a operar a partir desta sexta-feira são as seguintes:
I – SANTOS(SP) – IPATINGA(MG), prefixo nº 08-0152-00;
II – SÃO PAULO(SP) – CAMPOS DOS GOYTACAZES(RJ), VIA MACAÉ (RJ), prefixo nº 08-0149-00;
III – SÃO PAULO(SP) – CARATINGA(MG), prefixo nº 08-0144-00;
IV – SÃO PAULO(SP) – GOVERNADOR VALADARES(MG), prefixo nº 08-0135-00;
V – SÃO PAULO(SP) – IPATINGA(MG), prefixo nº 08-0141-00;
VI – SÃO PAULO(SP) – NANUQUE(MG), prefixo nº 08-0151-00;
VII – SÃO PAULO(SP) – TEOFILO OTONI(MG), prefixo nº 08-0140-00;
VIII – SÃO PAULO(SP) – RIO DE JANEIRO(RJ), prefixo nº 08-0137-00;
IX – SÃO PAULO(SP) – RIO DE JANEIRO(RJ), VIA S. CAETANO, prefixo nº 08-0138-00; e
X – SÃO PAULO(SP) – RIO DE JANEIRO(RJ), VIA DUQUE DE CAXIAS, prefixo nº 08-0139-00.
GRUPO ITAPEMIRIM
Em entrevista exclusiva, no último dia 07 de julho, o atual gestor do Grupo, que já foi um dos maiores conglomerados rodoviários do País, Eduardo Abrahão, da Transconsult, afirmou que já estão sendo elaborados planos para que a retomada seja total, mesmo que de forma gradativa, de todas as linhas suspensas da Itapemirim. Ele deu o prazo de 45 dias, o que expirar em 22 de agosto.
A Viação Kaissara, que ainda tinha autorização de operar, mas teve vários serviços e horários suspensos por falta de capacidade de atendimento, também faz parte dessa reativação, segundo Abrahão. O gestor disse ainda que já teve diversos encontros com a ANTT para apresentar as estratégias de retorno à operação.
Veja o print das Portarias SUFIS:
fonte: site diariodotransporte