“E se a gente reunisse em um único espetáculo histórias e lendas infantis do Norte e Sul do Espírito Santo? Como conquistar as crianças com essas histórias’” Foi a partir destas reflexões que as companhias de contação de histórias infantis se reuniram para criar Entre rios e Montanhas.
Com data de estreia marcada para o próximo dia 8 de junho, em Colatina, as companhias Mais um Ponto, Mais um Conto e Histórias Encantadas, apresentarão o espetáculo criado a partir de um intercâmbio artístico entre si.
O intercâmbio entre as companhias de contação de histórias foi uma proposta de troca de experiências culturais, dentro do fazer artístico de cada uma. A junção destes saberes estimulou a produção criativa e ampliou o portfólio de atuação de cada uma delas. A proposta era que ao final os grupos tivessem mais um espetáculo de contação de histórias para poderem circular com apresentações ao público.
Entre rios e Montanhas é o emaranhado de histórias do Norte e do Sul do Espírito Santo. Para sua criação, lendas contos da cultura tradicional capixaba entrelaçadas por cantigas e brincadeiras da cultura brasileira, destacando a importância da preservação da memória cultural e fomentando a representatividade dos livros infantojuvenis.
“O Espírito Santo é um Estado diverso e explorar esta diversidade criativamente foi um grande presente, principalmente para nós, contadores de histórias. Buscamos referências em histórias como Dona onça e o macaco prego e a Lenda do Touro Ó. Entre rios e Montanhas é uma oportunidade única de valorizar a nossa memória através da infância”, destaca Eliane Correia uma das pesquisadoras e dramaturgas do projeto.
Além de Colatina, o Teatro Municipal em Guaçuí (ES), também receberá o espetáculo que é promovido com recursos da Lei de Incentivo Paulo Gustavo, da Secretaria de Estado da Cultura, Governo do Estado do Espírito Santo, Ministério da Cultura e Governo Federal.
Serviço:
Entre rios e Montanhas
Colatina
Dia: 08 de junho
Horário: 19hs
Local: Avenida Moacyr Dalla, Área Verde
Guaçuí
Dia: 16 de junho
Horário: 16hs
Local: Teatro Municipal Fernando Torres
Ambos com entrada gratuita.
Intérprete de Libras como medida de acessibilidade.
Ficha Técnica:
Dramaturgia: Claudia Tardin, Eliane Correia, Renan Peruggia
Intérprete de Libras: Dani Linno
Figurinos: Mais um ponto mais um conto e Histórias Encantadas de Cacá e Renan Adereços: João Batista Ferreira de Moraes
Sonoplastia e Trilha Original: Claudia Tardin, Eliane Correia, Renan Perruggia