O Hospital Evangélico de Cachoeiro (Heci) em parceria com o Centro Universitário São Camilo comemora o Dia Internacional do Enfermeiro promovendo nesta sexta-feira (12/05), um evento no Auditório, Pe. Inocente Radrizzani, no Centro Universitário São Camilo de Cachoeiro. A ação contará com mesa redonda e palestra com início às 19h e término às 21h.
A programação prevê entre 19h e 19h50, o tema “A importância da atuação interprofissional no cuidado ao paciente em tratamento de radioterapia, com a mediadora, Enfermeira. Raiani Vicente (Especialista em Enfermagem em Atenção ao Câncer pelo HECI), e com os participantes: Enfermeira Camilla Romero de Andrade (Enfermeira Especialista em Atenção ao Câncer pelo HECI), Dr. Bruno Resende (Médico Especialista em Radioterapia e Deputado Estadual), Ricardo Ochoa (Físico Médico), Wanderley Moraes (Tecnólogo em Radioterapia).
Também haverá palestra sobre “As Competências Gerais da Enfermagem Forense – o que o enfermeiro precisa saber”, cujo palestrante será o Enfermeiro Me. Antonio Coutinho (Coordenador da Comissão Nacional de Enfermagem Forense/Cofen).
“Este evento tem o objetivo de ser um ambiente para discutir e promover ações voltadas ao empoderamento desses profissionais, com o fortalecimento de sua voz, reconhecimento de suas habilidades técnicas e científicas, competências e a promoção de seu protagonismo no sistema de saúde”, afirma a diretora de Enfermagem do Hospital Evangélico, Lívia Albino.
A enfermagem vem ampliando, a cada dia, o seu espaço na área da saúde. O enfermeiro assume um papel cada vez mais decisivo e pró-ativo no que se refere à identificação das necessidades de cuidado da população, bem como na promoção, proteção e recuperação da saúde dos indivíduos em suas diferentes dimensões.
O cuidado de enfermagem é, portanto, um componente fundamental no sistema de saúde, que apresenta os seus reflexos a nível regional e nacional e, por isso, também motivo de crescentes debates e novas significações.
A enfermagem tem a possibilidade de operar, de forma criativa e autônoma, nos diferentes níveis de atenção à saúde, seja através da educação em saúde, seja na promoção ou na reabilitação da saúde dos indivíduos.
Evento: Dia Internacional do Enfermeiro
Data: 12 de Maio – Sexta-Feira
Horário: 19h às 21h
Local: Centro Universitário São Camilo, auditório Pe. Inocente Radrizzani.