Os serviços de cirurgia bariátrica do hospital completam 23 anos neste mês
A Organização Mundial da Saúde (OMS) instituiu o dia 4 de Março como o “Dia Mundial da Obesidade” levando conscientização e reflexão sobre a doença. Em meio à conscientização, o Hospital Evangélico de Cachoeiro (HECI), celebra 23 anos realizando cirurgia bariátrica em pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com o cirurgião e coordenador do serviço, André Mattar, foram mais de 4.000 pacientes atendidos em 23 anos de trabalho. “Nos últimos anos tivemos uma média de 400 cirurgias ano, hoje, temos grande demanda de pacientes com obesidade na fila de espera, são 1.000 pacientes aguardando”, afirma.
A obesidade é reconhecida pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como uma doença crônica, atualmente é considerada como um dos principais problemas de saúde pública. Isso porque a doença tem potencial de causar e agravar diversas outras como: diabetes, inflamações no fígado, hipertensão arterial, problemas respiratórios, além de aumentar o risco de infarto, AVC e de alguns tipos de câncer.
Ainda segundo André Mattar, a cirurgia traz muitos benefícios para a vida do paciente. Além do procedimento, ele ressalta a importância da mudança de hábito
“É essencial praticar exercícios físicos e manter uma alimentação saudável, pois a cirurgia ajuda a controlar o peso e as doenças relacionadas à obesidade”, alerta.
De acordo com o Dr. André cirurgião geral e bariátrico, a obesidade é uma doença, que não tem cura, mas tem controle. Para isso, é necessário um tratamento multidisciplinar e, em alguns casos, a realização da cirurgia bariátrica.
Cirurgia bariátrica
A cirurgia bariátrica é um procedimento indicado para tratar casos de obesidade grave, que é o excesso de gordura no corpo em quantidade que provoque prejuízos à saúde.
O HECI é um dos hospitais que mais realizam cirurgia bariátrica pelo SUS no Espírito Santo, além de ser um dos principais hospitais do Brasil nesta especialidade.
Para ter acesso ao programa de cirurgia bariátrica do HECI, o interessado deve procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) do seu bairro para pegar um encaminhamento e, em seguida, agendar uma consulta no ambulatório de obesidade do Hospital Evangélico de Cachoeiro, localizado na Rua Manoel Braga Machado, bairro Ferroviários.