A igreja da Comunidade Nossa Senhora de Lourdes, localizada em Ponte São João, zona rural de Castelo, foi alvo de um ato de vandalismo, ontem, quarta-feira (24). Ainda não se sabe se foi apenas uma pessoa ou se teve a participação de mais gente nos atos de vandalismo que resultaram na destruição de três esculturas de santas que estavam no interior da paróquia.
Para ter acesso à parte interna da igreja, a porta foi danificada. Na capela, as imagens das santas foram jogadas ao chão. “As imagens da Padroeira da Comunidade, Nossa Senhora de Lourdes, da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, e de Santa Luzia foram totalmente destruídas. Contudo, as demais imagens não foram atacadas. Fato curioso foi que somente as imagens das santas mulheres foram vandalizadas”, relata um trecho da nota.
Para os fiéis, este é um ato de intolerância religiosa. “A gente acolheu com muita tristeza, porque capela fica em uma comunidade pequena e já ter essas manifestações é muito triste é preocupante”, disse Anna Lucia Mantuan, moradora da região.
A Polícia Civil esteve no local, mas até às 12h00 desta quinta-feira (254) ainda não havia identificado qualquer suspeito de haver cometido o crime. A delegacia de Castelo está investigando o caso e pede que a população informe pelo Disk Denúncia 191 se souber de alguém que tenha visto movimentação suspeita na igreja na quarta-feira.
🔹 Nota da Paróquia:
COMUNICADO OFICIAL
Paróquia Nossa Senhora da Penha
Ordem dos Agostinianos Recoletos
Os Frades Agostinianos Recoletos da Paróquia Nossa Senhora da Penha em Castelo (ES), através do Prior e Pároco, Frei Antonio Rabanal Bueno, comunica a todos os Paroquianos:
Na tarde desta quarta-feira, dia 24 de maio, no período da tarde, recebemos um telefonema das lideranças da Comunidade Nossa Senhora de Lourdes, na localidade da Ponte São João, informando que a Capela havia sido invadida e as imagens, danificadas. Rapidamente, o Vigário Paroquial, Frei Wagno Broedel Palma, se deslocou à Comunidade a fim de averiguar as informações. Ao chegar, constatou que as imagens da Padroeira da Comunidade, Nossa Senhora de Lourdes, da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida, e de Santa Luzia foram totalmente destruídas. Contudo, as demais imagens não foram atacadas. Fato curioso foi que somente as imagens das santas mulheres foram vandalizadas. Reiteramos que o sacrário não foi tocado e as Hóstias Consagradas não sofreram profanação. Nada foi furtado. Um boletim de ocorrência foi aberto e as autoridades de nosso Município investigarão o caso. No momento oportuno, será celebrada na Capela da Comunidade a Santa Missa de reparação faremos um ato de desagravo. Acompanhemos com nossa oração a Comunidade da Ponte São João, entreguemos o (s) responsável (is) à misericórdia do Pai e toda essa situação dolorosa de intolerância religiosa e vandalismo que vivemos.
Atenciosamente
Frei Antonio Rabanal Bueno
Frei José Luiz Rodrigues
Frei Wagno Broedel Palma
Frei Rhuam Ferreira Rodrigues de Almeida



![[Marataízes] Município recebe selo “Sala Diamante” pelo bom atendimento ao empreendedor](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2025/11/4eda7581-d3d8-472a-8b08-27e5d6a0d07f-350x250.jpg)
![[Muniz Freire] Caixa libera Saque Calamidade para atingidos pelos temporais de novembro](https://portaldenoticias24horas.com.br/wp-content/uploads/2025/11/6f8e5e42-a2a2-455d-bc79-3f3442e8b414-350x250.jpg)



