Nessa última quinta-feira (12), foi anunciado oficialmente o nome da primeira mulher a ocupar a diretoria técnica do Instituto Capixaba de Pesquisa, Assistência Técnica e Extensão Rural (Incaper). Sheila Cristina Prucoli Posse deve assumir efetivamente o cargo no início de abril.
O anúncio oficial foi feito pelo secretário de Estado da Agricultura, Paulo Foletto. “Quando a gente olha para o Incaper vê muitas mulheres fazendo um excelente trabalho. Mas na maioria das vezes, só os homens estão à frente do Instituto. Ter no Incaper a presença feminina com essa intensidade é gratificante, é sinônimo de excelência. E a mulher do Incaper possui um papel fundamental para a construção e o equilíbrio do sistema agricultura”, destacou Foletto.
“Nós já conhecemos a importância que o Incaper tem. E uma mulher à frente da diretoria técnica vai evidenciar esta importância. Precisamos dessa força feminina para abrilhantar ainda mais o nosso trabalho. Temos certeza de que a Sheila vai dar uma enorme tranquilidade para a equipe trabalhar”, reforçou o diretor-presidente do Incaper, Antônio Carlos Machado.
A ocasião contou com a presença de um representante da Vice-Governadoria do Estado. “O Incaper tem sido um parceiro muito importante nas atividades da Vice-Governadoria, especialmente nas pautas relacionadas à mulher”, pontuou Odimar Nascimento.
Com a presença dos pais, dona Elda e seu Genaro, Sheila Posse proferiu um discurso emocionado: “Tenho só que agradecer. A Deus, aos meus pais, que são semianalfabetos e formaram dois filhos doutores. Dois filhos com doutorado, e eles têm só até a quarta série! Meus pais abriram mão de muita coisa por mim, pelo meu irmão, para cuidar da minha filha… para que eu conseguisse alcançar tudo o que eu almejei não só na minha carreira profissional, mas na minha vida”, disse.
Do ponto de vista técnico, Sheila Posse destacou que pretende dar atenção às ações integradas de pesquisa, assistência técnica e extensão rural. À frente da Gerência de Transferência de Tecnologia e Conhecimento (GTTC), a pesquisadora do Incaper formou-se em engenharia agronômica e fez mestrado e doutorado na área de produção vegetal. É membro do conselho editorial do Incaper, coordenadora de projetos junto à Fundação de Amparo à Pesquisa do Espírito Santo (Fapes) e atua como consultora ad hoc em conjunto com outras instituições como Embrapa e Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes).
À frente da diretoria técnica do Incaper, Sheila Posse ocupa a vaga deixada por Nilson Araujo Barbosa, que vai desligar-se do cargo por motivos pessoais. “Foram 15 meses de uma experiência extraordinária, mas neste momento tenho que pensar na minha família. A extensão rural corre no meu sangue. Volto para esta profissão que tanto amo com muito orgulho”, comentou Barbosa.
Roda de conversa
O anúncio da nova diretora-técnica do Incaper foi feito durante a abertura de uma Roda de Conversa sobre “O trabalho da mulher na agricultura capixaba: avanços e desafios”. O evento foi realizado pelo Incaper, com o apoio da Secretaria da Agricultura, Aquicultura e Pesca (Seag) e da Vice governadoria.
A Roda de Conversa foi conduzida pela extensionista do Incaper Alessandra Maria da Silva, e contou com a participação da economista doméstico Patrícia Ferraz, que atua na Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag), e Maísa Costa, da Associação dos Servidores do Incaper (Assin). O evento, voltado principalmente para os servidores públicos que atuam na agricultura, foi uma das ações alusivas ao Dia Internacional da Mulher.
Além do evento, o Incaper e a Seag promoveram ações nas redes sociais, incentivando a participação do público que interage com o Instituto via Instagram, a fim de apresentar informações espontâneas e humanizadas. Um vídeo, gravado pela Seag e pelo Incaper, aborda de forma sucinta alguns temas ligados à mulher rural capixaba, por exemplo.