Uma noite pra ficar guardada na memória. Foi esta a sensação de centenas de fãs do ex-jogador de futebol Arthur Antunes Coimbra, o Zico, que acompanharam a palestra do craque no Jaraguá Tênis Clube, na noite desta quarta-feira (11), no Jaraguá Tênis Clube, em Cachoeiro de Itapemirim.
Já no início do evento, o público, em sua maioria vestindo a camisa do Flamengo – manto sagrado que notabilizou o “Galinho de Quintino” – entoou o hino do clube a plenos pulmões, dando o tom do que seria a recepção àquele que ainda hoje é o maior jogador da história do Flamengo e um dos maiores da Seleção Brasileira de Futebol.
Em sua palestra, Zico fez um relato de sua trajetória esportiva e contou “causos” pitorescos da carreira como jogador e técnico de futebol. Falou ainda de sua passagem pela Itália, Japão e Turquia, países em que dirigiu clubes e mesmo seleções nacionais.
Bem-humorado, ele ainda respondeu a perguntas do público e deu autógrafos a alguns sortudos torcedores. A cada fase da palestra, o público retribuía com aplausos e com o refrão mais ouvido nos estádios onde atuou: “Zico, Zico, Zico”.
Com auxílio de um telão, o Galinho também relembrou lances que fizeram história em sua passagem pelo “mais querido do Brasil”, especialmente as cobranças de falta que ficaram marcadas na lembrança de quem acompanhou sua saga pelo futebol.
O craque ainda teve tempo para lembrar e contar histórias de lances de jogadores que atuaram ao seu lado, como Rondinelli, Júnior, Tita, Adílio, Cantareli, Carpegianni (a quem destacou como grande incentivador de sua carreira) e tantos outros.
Enfim, para os mais antigos, uma noite onde foi possível reviver sonhos e alegrias proporcionadas pelo craque, e para os mais novos, uma fonte de inspiração baseada no profissionalismo, na coletividade e no talento do verdadeiro mito rubro negro.