Estão abertas as inscrições para o ExFest 2ª Edição, festival que valoriza a diversidade, os compositores independentes e a música produzida no Espírito Santo e no país. Idealizado pela cantora e compositora linharense Bella Nogueira e produto de seu canal do YouTube, chamado Explicanção, o ExFest vai selecionar sete artistas por meio de edital e os classificados serão contemplados com cachê de R$ 2.500. As inscrições vão até 21 de março.
O link para preencher o formulário de inscrição está nos canais de contato do Explicanção. Link do Instagram: Insta Explicanção. E do YouTube: Canal Explicanção.
Para se inscrever, artistas e bandas precisam comprovar que moram no Espírito Santo há pelo menos dois anos e ter repertório autoral para realizar um show de 40 minutos. Além disso, o proponente terá de detalhar a proposta de show, registrar o impacto sociocultural do trabalho na cena capixaba e enviar portfólio, clipping, fotos, entre outros materiais.
O festival, que oferecerá equipamentos “de ponta” para a apresentação dos artistas, será completamente online, com transmissão da Casa da Música Sônia Cabral pelo canal do YouTube do Explicanção, nos dias 13, 14 e 15 de maio. O ExFest 2ª Edição também será dividido por temas, os quais determinarão a linha editorial da seleção de artistas.
No momento da inscrição, os proponentes terão de optar por um destes três estilos: rap/hip-hop, rock ou folk/MPB.
Na temática rap/hip-hop, as apresentações serão no dia 13 de maio, e o edital reserva três vagas para a categoria. Entre as escolhas, prioritariamente uma será para um representante LGBTQ+ e uma para mulheres. Podem se inscrever artistas solo, duos, trios e bandas.
A categoria rock também conta com três vagas, e os shows acontecerão no dia 14 de maio. Neste tema, o festival reserva um espaço prioritário para mulheres e um para pessoas pretas. Podem se inscrever artistas solo, duos, trios e bandas. Neste caso, todavia, o músico precisa, obrigatoriamente, se apresentar acompanhado de pelo menos outros dois integrantes – isto é, não vale o show voz e violão.
Por fim, o tema folk/MPB conta com uma vaga. As apresentações serão transmitidas no dia 15 de maio e podem participar das inscrições artistas solo, duos, trios e bandas. Diferentemente do eixo do rock, o artista selecionado terá a possibilidade de se apresentar em formato individual ou com outros integrantes o acompanhando.
Headliners: Além do edital de seleção, o ExFest 2ª Edição já conta com cinco headliners no lineup: a rapper Budah, Bella Nogueira, o compositor Izar, a banda Cainã e a Vizinhança do Espelho e o cantor, compositor e produtor musical paulistano radicado em Salvador Leo Cavalcanti – convidado para promover intercâmbio com os artistas que produzem música no ES.
Juntamente com os sete selecionados, portanto, o festival contará com 12 apresentações musicais.
Em 2021, o ExFest 1ª Edição aconteceu em janeiro, com shows de Gavi, Dan Abranches, Manfredo e Bella Nogueira. A intenção é que o festival aconteça anualmente e presencialmente a partir de 2023.
O Explicanção, realizador do festival, é um canal do YouTube independente criado por Bella Nogueira em maio de 2020, para dar voz aos artistas, trabalhadores entre os mais prejudicados naquele e neste momento por conta da pandemia. Um diferencial do Explicanção em sua produção de conteúdo foi, desde o início, destacar a interpretação de Libras nos vídeos – uma ação valorizada, e não apenas para cumprir tabela.
O ExFest 2ª Edição tem o apoio da Secretaria de Estado da Cultura (Secult) e será realizado com recursos do Fundo de Cultura do Estado do Espírito Santo (Funcultura).
Serviço:
Inscrições abertas: ExFest 2ª Edição seleciona sete projetos autorais nas categorias rap/hip-hop, folk/MPB e rock
– Quando: Inscrições de 21 de fevereiro a 21 de março;
– Onde: Canais de contato do Explicanção. Link do Instagram para acesso: Insta Explicanção. E do YouTube: Canal Explicanção;
– Serão sete selecionados, que receberão cachês de R$ 2.500 para um show online de 40 minutos.