O Governo do Espírito Santo, em parceria com a Fundação Renova, realizou quinta-feira (23) o lançamento do Edital de Seleção de Projetos do Programa Sementes do Rio Doce, em um evento realizado na Associação dos Empresários da Serra (ASES), município da Serra.
Cada projeto receberá um aporte de R$ 100 mil não reembolsáveis, além de um robusto programa de aceleração e mentorias especializadas, promovido pela IEBT Innovation, com duração de seis meses. No total, serão investidos R$ 7,6 milhões para apoiar 50 projetos em fase de ideação ou operação.
Podem participar do edital pessoas físicas, que possuem uma ideia validada, e pessoas jurídicas de direito privado (startups), nascentes e em fase de ideação, operação, tração ou escala, com projetos promissores ligados à pesquisa, investigação e desenvolvimento de ideias inovadoras para aplicação nas cidades da Bacia do Rio Doce contempladas pelo programa: Aracruz, Baixo Guandu, Colatina, Conceição da Barra, Fundão, Linhares, Marilândia, São Mateus e Serra.
Os principais desafios mapeados para essas cidades, identificados por meio de um estudo diagnóstico, estão detalhados no edital, servindo como base para orientar as soluções inovadoras a serem desenvolvidas.
O “Programa Sementes” é liderado pela Secretaria da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional (Secti) e pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes). Sua apresentação contou com a presença de lideranças políticas, gestores municipais, especialistas, startups e representantes do setor empresarial. Na ocasião, eles reforçaram o compromisso com o desenvolvimento sustentável dos municípios impactados pelo desastre ambiental de Mariana (MG), em 2015.
Compromisso com a Inovação
O governador Renato Casagrande enviou uma mensagem por vídeo, que foi exibida durante o evento, em que destaca a importância do programa de aceleração de startups como mais um reforço no desenvolvimento das comunidades que foram atingidas pelo desastre de Mariana. “Que bom que a tecnologia possa ser um instrumento de recuperação da economia, melhorar a vida das pessoas e levar oportunidade a essas regiões”, afirmou.
O diretor de Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Espírito Santo (Fapes), Elton Moura, destacou que o edital do programa Sementes representa uma grande oportunidade para os empreendedores e ressaltou a importância da mentoria oferecida no programa. “A mentoria não se limita à parte técnica; ela também orienta os empreendedores sobre como gerenciar o negócio e qual direção seguir. Serão seis meses de acompanhamento, permitindo que essas startups tenham mais chances de alcançar o sucesso no futuro”, disse o diretor da Fapes.
Para o secretário de Estado da Ciência, Tecnologia, Inovação e Educação Profissional, Bruno Lamas, o Sementes do Rio Doce vai fortalecer o ecossistema de empreendedorismo e inovação capixaba, contribuindo para que as startups superem com sucesso os principais desafios para seu desenvolvimento. “Nossa expectativa é de receber projetos de todas as regiões que contribuam nas áreas da saúde, da educação, do saneamento, da mobilidade, do meio ambiente, tendo a sustentabilidade como destaque no desenvolvimento econômico dos municípios contemplados pelo Sementes”, pontuou.
O Programa de Aceleração apresenta as seguintes fases de desenvolvimento:
- Período de inscrições: 23/01 a 22/02
- Fase 1 – Homologação das startups habilitadas: até 28/02
- Fase 2 – Avaliações das propostas: 05/03 a 14/03
- Fase 3 – Entrevistas: 17/03 a 21/03
- Resultado preliminar: 24/03
- Prazo para submissão de recursos administrativos: 25/03 a 31/03
- Resultado final: 01/04
- Prazo para constituição da empresa e inserção de documentos para a contratação na Plataforma do SIGFAPES: 11/04
- Contratação dos projetos: Até 18/04
- Início da aceleração: 21/04
- Período de aceleração: 21/04 a 21/10
Inscrições
Interessados podem acessar o edital e realizar suas inscrições no link: https://secti.es.gov.br/editais-abertos